Portal IFNMG - O curso de Sistemas de Informação do Campus Arinos é nota 4 na avaliação do MEC Ir direto para menu de acessibilidade.

O curso de Sistemas de Informação do Campus Arinos é nota 4 na avaliação do MEC

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 14h56 | Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 11h04

capa arinos bsi

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) do IFNMG-Campus Arinos tem motivos para comemorar! O Ministério da Educação (MEC) concedeu ao curso a nota 4 (em uma escala de 1 a 5)na avaliação de reconhecimento de curso.

Mas o que significa o reconhecimento de curso? O reconhecimento é o ato pelo qual o MEC avalia as condições de oferta do curso de uma instituição de ensino superiore é condição obrigatória para a validação dos diplomas dos egressos. O processo de reconhecimento é obrigatório e tem como objetivo garantir a qualidade do ensino e a adequação do curso às exigências do mercado de trabalho.No processo de avaliação, são consideradas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

A visita in loco dos avaliadores do MEC, última etapa do processo de reconhecimento de curso, aconteceu entre os dias 03 e 05 de outubro de 2022, de forma virtual.Durante a visita, os avaliadores do MEC/INEP realizaram reuniões com diretores, coordenador do curso, docentes, discentes e equipe de técnicos administrativos. Analisaram minuciosamente inúmeros aspectos do curso, tais como as instalações, equipamentos, laboratórios, salas de aula, biblioteca, acessibilidade, projetos desenvolvidos, bem como a titulação e a produção técnico-científica do corpo docente.

O resultado é de grande relevância para o IFNMG Campus Arinos e para o curso de BSI. Com essa conquista, é reafirmado o compromisso da instituição em manter a oferta de um curso gratuito e de qualidade à toda comunidade Arinense e da região do Vale do Urucuia.

O coordenador do curso, professor Danilo Silveira Martins, destaca que esse conceito vem sendo construído ao longo dos anos pelos docentes,técnicos administrativos do campus,discentes do BSI, com destaque à organização e proatividade do Centro Acadêmico (CA) do curso. “Foi um processo árduo no sentido de adequação documental ao novo instrumento de avaliação do INEP/MEC. Por isso, o trabalho em equipe foi fortalecido, com o objetivo de mostrar todas as melhorias que foram realizadas desde a implantação do curso em 2016”, comentou o coordenador.

A partir do relatório obtido pela Comissão que realizou a Avaliação Externa Virtual in Loco, a equipe gestora em consonância com a coordenação e colegiado de curso poderão promover melhorias no curso bem como na instituição como um todo. Ainda, pode-se dizer que o resultado obtido foi ótimo perante as inúmeras dificuldades encontradas nos últimos anos em decorrência da pandemia COVID-19 que afetou o andamento pleno das atividades acadêmicas nas instituições. Assim, pode-se almejar resultados ainda melhores em avaliações posteriores.

Link para página oficial do curso:

Conheça o portifólio de atividades realizadas no âmbito do curso: