Portal IFNMG - Grupo de Estudos e Práticas Pedagógicas (GEPPE) Ir direto para menu de acessibilidade.

Grupo de Estudos e Práticas Pedagógicas (GEPPE)

Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 09h23 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 14h34

Instituição: IFNMG

Coordenação: Giuliana de Sá Ferreira Barros

Setor responsável: Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

Princípios norteadores:

· Todos têm direito ao ensino público, gratuito e de qualidade socialmente referenciada;
· A escola é instrumento de transformação social;
· O processo de ensino e aprendizagem é de responsabilidade de todos os atores envolvidos na ação educativa;
· A relação ensino, pesquisa e extensão são eixos fundantes do processo educativo e devem estar voltados ao estreitamento da relação escola-comunidade;;
. A importância do fortalecimento da formação sócio-profissional a partir da integração curricular em todos os níveis e modalidades de ensino;
. A relevância da construção coletiva da identidade institucional calcada nos princípios da politecnia e da formação humana integral.

Eixos temáticos:

· Gestão do ensino;
. Tecnologias e o Ensino;
. Ensino Híbrido;
. Educação Politécnica;
· Práticas de aprendizagens ativas:
· Currículo integral x Currículo integrado;
· Avaliação e promoção das aprendizagens;

Composição:

Adeizete Gomes Silveira

Dayse Lucide Silva Santos

Giuliana de Sá Ferreira Barros

Hellen Vivian Moreira dos Anjos

Iza Manuella Aires Cotrim Guimarães

Joelma de Fátima Mendes

Lunna Chaves Costa Rocha

Paula Francisca da Silva

Roberto Marques Silva

Tânia Maria Mares Figueiredo

Wallas Siqueira Jardim

Este grupo está aberto à participação de todos os servidores do IFNMG.

Objetivos:

· Organizar e divulgar experiências pedagógicas exitosas, a partir da participação efetiva dos servidores da instituição; .
. Promover o diálogo de temas pertinentes aos princípios e câmaras temáticas do GEPPE;
· Apoiar a constituição de grupos de estudos e práticas pedagógicas em todos os campi do IFNMG;
. Contribuir para proposição de políticas institucionais que busquem aprimorar a qualidade da educação ofertada pela instituição;
. Apoiar a Direção de Ensino e núcleos pedagógicos dos campi na perspectiva de contribuir com ações que tenham como objetivo a criação de uma rede de solidariedade pedagógica.

Blog Partilha que vale: http://partilhaquevale.ifnmg.edu.br/

Lançado em maio de 2021, o blog reúne textos de professores de diferentes campi do Instituto. E não apenas os integrantes do Geppe podem contribuir, todos os servidores do IFNMG estão convidados a enviar suas “partilhas” de vivências, experiências e inquietações pedagógicas.

O blog é ilustrado por uma produção do artista e professor de artes do IFNMG-Campus Araçuaí, professor Ernani Calazans, de um sol sobre a montanha e um rio onde navegam pescadores e lavadeiras, dialogando com a ideia dos “Vales”, subentendida no título do blog.

Além da referência aos vales que banham a área de abrangência do IFNMG - Jequitinhonha, Mucuri, São Francisco e Urucuia – o nome do blog também traz a ideia de que partilhar vale a pena, a partilha numa perspectiva de criação de uma rede de solidariedade pedagógica, de intercâmbio de formações, informações e experiências de práticas pedagógicas inovadoras.

registrado em: ,