Portal IFNMG - Processo Seletivo e Vestibular Ir direto para menu de acessibilidade.

Processo Seletivo e Vestibular

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2011, 15h15 | Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2017, 12h35

O IFNMG mantém várias formas de seleção de alunos para seus cursos, sendo as principais:

- Processo Seletivo: realizado pelo próprio IFNMG, seleciona candidatos aos cursos técnicos presenciais ofertados por todos os campi (Araçuaí, Arinos, Almenara, Diamantina, Avançado Janaúba, Januária, Montes Claros, Salinas, Pirapora, Avançado Porteirinha e Teófilo Otoni). O Processo Seletivo do IFNMG é realizado semestralmente;

- Processo Seletivo e-Tec: realizado pelo IFNMG, seleciona alunos para os cursos técnicos a distância, ofertados por meio do programa e-Tec Brasil. Não há uma periodicidade definida para realização do Processo Seletivo e-Tec. Oportunamente, quando há oferta de novas vagas para os cursos técnicos a distância, a divulgação do Processo Seletivo e-Tec é feita por meio da página principal deste portal eletrônico e também no Facebook - www.facebook.com/IFNMGoficial;

- Vestibular: também realizado pelo IFNMG, é direcionado à seleção de candidatos que vão preencher parcial ou integralmente vagas ofertadas para cursos superiores presenciais nos campi Araçuaí, Arinos, Almenara, Montes Claros, Salinas e Pirapora. O Vestibular do IFNMG é realizado semestralmente;

- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu é usado pelo IFNMG para preencher parcial ou integralmente vagas ofertadas em seus cursos superiores presenciais nos campi Araçuaí, Arinos, Almenara, Januária, Montes Claros, Salinas e Pirapora. O Sisu tem duas edições anuais, para selecionar alunos com entrada no primeiro e no segundo semestres de cada ano. O calendário e os procedimentos de inscrições no Sisu ficam a cargo do Ministério da Educação, responsável por sua realização.

Eventualmente, os campi do IFNMG realizam, ainda, outros processos de seleção, como os destinados ao preenchimento de vagas remanescentes de seus cursos  técnicos e superiores ou para cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica  na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Oportunamente, os processos de seleção do IFNMG são divulgados na página principal deste portal eletrônico e também no Facebook - www.facebook.com/IFNMGoficial.

Para acessar os editais e demais informações sobre cada edição dos processos de seleção do IFNMG, acesse os itens do menu lateral à esquerda desta página.

registrado em: ,