Portal IFNMG - Novas chamadas do Programa Ciência sem Fronteiras Ir direto para menu de acessibilidade.

Novas chamadas do Programa Ciência sem Fronteiras

Publicado: Quarta, 20 de Agosto de 2014, 09h28 | Última atualização em Quarta, 20 de Agosto de 2014, 09h28

O Programa Ciência sem Fronteiras anunciou na última sexta-feira, dia 15, as novas chamadas para graduação-sanduíche. Ao todo são 21 países de destino: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

Logo Ciencia sem Fronteiras

O período de inscrições segue até 29 de agosto para as chamadas nº 180, 181, 182, 183, 196, 197, 198, 199, 200, 201, 202, 203 e 204. Para essas chamadas, o link de inscrição pode ser acessado aqui.

Já para as chamadas nº 179, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191, 192, 193, 194 e 195, as inscrições vão até 30 de setembro. Acesse aqui as chamadas e respectivos links de inscrição.

Requisitos

Entre os requisitos obrigatórios para todas as chamadas estão obter nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009, apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos e ser homologado pela instituição de ensino superior (IES) de origem (mérito acadêmico).

É necessário também cursar uma das áreas contempladas pelo programa. No IFNMG - Câmpus Salinas, os cursos que se enquadram no Programa são:

- Engenharia de Alimentos – Câmpus Salinas;
- Engenharia Florestal – Câmpus Salinas;
- Licenciatura em Biologia – Câmpus Salinas;
- Licenciatura em Física – Câmpus Salinas;
- Licenciatura em Matemática – Câmpus Salinas;
- Licenciatura em Química – Câmpus Salinas;
- Medicina Veterinária – Câmpus Salinas.

Benefícios

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de estudo no país. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet.

A interlocução com o programa Ciência sem Fronteiras, inclusive para candidatos com dificuldades no acesso ao formulário de inscrições, deverá ser realizada via protocolo Fale Conosco.

Proficiência

A exigência da proficiência será de acordo com o que é solicitado no edital em que o estudante concorrerá. O governo federal, observando a deficiência da maioria dos estudantes quanto ao idioma, criou o Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), que tem como objetivo principal incentivar o aprendizado do idioma inglês. Uma das iniciativas foi a disponibilização de dois milhões de senhas para o curso My English On Line. O aluno matriculado no IFNMG pode acessar e inscrever-se no site http://www.myenglishonline.com.br.

Outra iniciativa do IsF é a aplicação gratuita dos testes de nivelamento, Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program (TOEFL-ITP), aos estudantes com inscrições homologadas nas chamadas do Ciência Sem Fronteiras (CsF). O IFNMG é um dos centros aplicadores do TOEFL-ITP.

A abertura de inscrições para realização gratuita do teste de proficiência TOEFL – ITP está prevista a partir de hoje, dia 18, pelo endereço eletrônico http://isfaluno.mec.gov.br/ . O teste será aplicado no dia 6 de setembro, em Montes Claros. São 50 vagas.

Os países que aceitam o teste de proficiência gratuito são: China, Japão, EUA, Hungria, Polônia, Bélgica, Noruega e Suécia.

Para saber mais sobre o exame TOEFL-ITP, acesse http://toeflitp.com.br.

Fonte: Reitoria do IFNMG (Adaptado)