Portal IFNMG - Análises das cachaças que receberão o selo de Indicação Geográfica serão feitas no Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Análises das cachaças que receberão o selo de Indicação Geográfica serão feitas no Campus Salinas

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2013, 16h01 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2013, 16h01

O Campus Salinas, juntamente com o Museu da Cachaça e Unimontes, fará parte do Polo de Excelência da Cachaça, criado pela Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e que terá sede na cidade de Salinas.

Minas Gerias é o maior produtor de cachaça artesanal de alambique do país mas a produção não é considerada tecnologicamente homogênea, o que faz haver necessidade de desenvolver tecnologias para aperfeiçoar e controlar a qualidade e a padronização do produto. Os Polos de Excelência visam organizar e fortalecer as estruturas geradas de conhecimento e tecnologia e inovação

Em 2012 a cachaça artesanal de alambique de Salinas foi protegida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que concedeu o selo de Indicação Geográfica.

Essa creditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação.

Assim sendo, a acreditação é o reconhecimento formal e que atende a requisitos previamente definidos e que demonstrou ser competente para realizar a atividade com confiança. Isso transmite confiança ao comprador r para a autoridade regulamentadora para facilitar o comércio.

A participação do IFNMG - Campus Salinas profere reconhecimento formal da competência dos nossos laboratórios e profissionais para desenvolver as tarefas de avaliação da conformidade, segundo requisitos estabelecidos com vistas a propiciar o desenvolvimento de tecnologia para aperfeiçoar e controlar a sua qualidade e padronização por meio do aprimoramento fisico-quimico e sensorial da bebida.

Veja a reportagem feita pela INTERTV sobre a cachaça e a entrevista com a Diretora - Geral do Campus Salinas, professora Maria Araci Magalhães:

http://g1.globo.com/mg/grande-minas/intertv-rural/videos/t/edicoes/v/algumas-cachacas-produzidas-em-salinas-poderao-usar-o-selo-de-indicacao-geografica/2677039/

Fim do conteúdo da página