Portal IFNMG - Profissionais do Curso de Engenharia Florestal do Campus Salinas realizam visita técnica no município de Grão Mogol/MG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Profissionais do Curso de Engenharia Florestal do Campus Salinas realizam visita técnica no município de Grão Mogol/MG

Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2012, 14h00 | Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2012, 14h00

visita técnica no município de Grão Mogol/MG

Realizou-se no dia 13 deste mês o encontro que reuniu diversos profissionais do setor florestal como silvicultores, técnicos de implantação florestal, produtor de mudas clonais, técnico da Emater, técnicos de campo e lideranças ligadas ao Banco do Nordeste.


O encontro fez parte das diversas ações deliberadas por ocasião do IV Fórum Regional da Silvicultura na área mineira da Sudene, ocorrido em dezembro do ano passado na cidade de Grão Mogol. O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Salinas, participou do evento através de palestras do engenheiro florestal Vinicius Orlandi e do professor Wagner Patrício de Sousa Júnior. Fizeram parte da visita também o professor Marcelo Rossi Vicente e Rian Guilherme, acadêmico do curso de Engenharia Florestal.

visita técnica no município de Grão Mogol/MG

"Nós visitamos a fazenda do Sr. Wallen Medrado, que tem apresentado casos de mortalidade em alguns talhões de Eucalipto bem acima do que é normalmente verificado", declarou Vinícius.

Dentre as ações apontadas, vislumbrou-se a necessidade de implantação de experimentos que possibilitem diagnosticar as causas que, potencializadas pelo déficit hídrico proveniente dos baixos índices pluviométricos registrados neste ano, tem ocasionado aumento da mortalidade de árvores de Eucalyptus na referida região.

visita técnica no município de Grão Mogol/MG

"Nesse encontro confirmou-se a necessidade de formalização de parcerias através da elaboração de um projeto científico a ser implantado na região com apoio financeiro do Banco do Nordeste. Acreditamos que uma vez diagnosticado os fatores que conferem maior resistência ao déficit hídrico, será possível incrementar a área plantada com plantios dessa espécie na referida região contribuindo com a expansão da oferta de madeira proveniente de reflorestamentos para o estado de Minas Gerais", afirmou Wagner.

Com colaboração do professor Wagner Patrício.

Fim do conteúdo da página