Portal IFNMG - Alunos das Licenciaturas do Campus Salinas apresentaram trabalhos no 1º Encontro Nacional do PIBID/UEM Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 22 de Março de 2012, 16h20 | Última atualização em Quinta, 22 de Março de 2012, 16h20

O 1º Encontro Nacional do PIBID aconteceu entre os dias 14,15 e 16 deste mês na Universidade Estadual do Paraná (UEM) e teve como foco a discussão da temática “Licenciaturas: Desafios e perspectivas”.

De acordo com o professor do campus, Fredy Coelho Rodrigues, coordenador do subprojeto de Matemática, os acadêmicos bolsistas do PIBID das Licenciaturas em Matemática, Biologia e Química do IFNMG - Campus Salinas tiveram presença marcante no evento apresentando diversos tipos de trabalho acadêmicos, socializando assim o conhecimento produzido em cada subprojeto.

Foram seis trabalhos apresentados no evento, realizados pelos acadêmicos bolsistas e coordenadores dos subprojetos.

Confira abaixo os trabalhos apresentados.

Comunicações científicas:

1 - Visualização geométrica do produto de frações: uma investigação em sala de aula.
Autor: Prof. Ms. Fredy Coelho Rodrigues (Coordenador subprojeto de Matemática)

2 - O uso de material didático manipulável: Da ação experimental a reflexão.
Autores: Beatriz Barbosa de Oliveira (Licenciatura em Matemática)
Irislene Pereira Freire (Licenciatura em Matemática)
Tawana Telles Batista Santos (Licenciatura em Matemática)
Orientadores: Prof. Fredy Coelho Rodrigues (coordenador do subprojeto de Matemática) / Prof. Ricardo Magalhães Dias Cardoso (coordenador institucional do projeto)

3 - O jogo como ferramenta no ensino-aprendizagem de Biologia no ensino médio.
Autores: Bruna Mendes de Oliveira (Licenciatura em Biologia)
Ivani Barbosa da Costa (Licenciatura em Biologia)
Joseli Cristina da Silva (Licenciatura em Biologia)
Orientador: Prof. Fernando Barreto Rodrigues (Coordenador subprojeto de Biologia)

4 - Aspectos dificultadores do processo ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio.
Autores: Filipe Q. Pedreira (Licenciatura em Química)
Hayume Emanelle M. Brito (Licenciatura em Química)
Orientador: Prof. Ms. Farley Jean de Souza (Coordenador subprojeto de Química)

Relato de Experiência:
- Licenciatura em Ação: as contribuições do subprojeto de matemática, PIBID IFNMG campus Salinas, para a formação inicial de professores.
Autor: Prof. Fredy Coelho Rodrigues (Coordenador subprojeto de Matemática)

Apresentação de painel:
- O Laboratório de Educação Matemática (LEM) do Instituto Federal do Norte de Minas, campus Salinas: perfil e atuação na formação inicial de professores:
Autor: Paula Adriana Matos Mourão (Licenciatura em Matemática).
Orientador: Prof. Fredy Coelho Rodrigues (Coordenador do subprojeto de Matemática)

Com colaboração do professor Fredy Coelho Rodrigues.