Portal IFNMG - Nota de esclarecimento Ir direto para menu de acessibilidade.

Nota de esclarecimento

Publicado: Terça, 01 de Julho de 2014, 10h40 | Última atualização em Terça, 01 de Julho de 2014, 10h40

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Januária, vem a público prestar esclarecimentos a respeito do seu pleito junto à Prefeitura Municipal de Januária, da cessão de uma área de terra pública com o objetivo de se construir dois blocos de residências para estudantes dos cursos de graduação.

1. A Prefeitura Municipal de Januária, apoiando a iniciativa do IFNMG Campus Januária, colocou alguns terrenos à disposição para a construção de um prédio para moradia estudantil, dentre eles, uma área localizada no bairro Terceiro Milênio, neste município, indicado no projeto de lei nº 31/2014.

2. A moradia estudantil em questão deverá ser construída necessariamente na área urbana, pelos contundentes motivos que se seguem:
 2.1. O Campus Januária mantém cerca de 100 (cem) alunos menores de idade, matriculados em regime de internato pleno, isto é, vivem em dependências internas da Instituição de Ensino sob um regulamento  disciplinar específico.
 2.2. A moradia a ser oferecida aos discentes do ensino superior - em sua quase totalidade maiores de idade - não se enquadrará nesses moldes de controle disciplinar, e a convivência dentro do Campus com a adoção  de regimes disciplinares distintos, obviamente implicará graves problemas.
 2.3. O modelo de moradia estudantil proposto pelo Campus é o mesmo que vem sendo adotado ultimamente pelas maiores universidades públicas de Minas Gerais, fato constatado pelos representantes das Diretorias  de Infraestrutura e de Assistência ao Educando, após visitas a diversas universidades mineiras, com o intuito de conhecerem as estruturas dos prédios destinados aos estudantes, assim como suas formas de  organização. Todas as Instituições visitadas estão investindo nesses moldes de residências estudantis, onde os alunos têm mais oportunidade de viver e participar do cotidiano sociocultural, político, esportivo e de lazer  da cidade, cumprindo lembrar também a importância quanto ao aspecto financeiro para o município.
 2.4. A consolidação residencial dos alunos do ensino superior na cidade resultará a criação de vínculos com a comunidade local e, portanto, a obtenção de maiores chances de se estabelecerem em Januária, aplicando  assim, os conhecimentos adquiridos na sua formação acadêmica em prol da nossa sociedade.
 2.5. Além dos vínculos pessoais, esses alunos naturalmente estabelecerão laços afetivos e de solidariedade com a população januarense e, em especial, com a comunidade do bairro Terceiro Milênio
 2.6. Evidentemente, os cerca de 200 alunos que residirão no bairro Terceiro Milênio (e seus familiares) farão coro junto ao poder público, quando das reivindicações dos vizinhos bem como contribuirão para o sucesso  econômico-financeiro de empresas da iniciativa privada local.
 2.7. O IFNMG Campus Januária repassa aos seus alunos aproximadamente 2 (dois) milhões de reais por ano em programas de assistência estudantil, bolsas de pesquisa, extensão, iniciação científica e afins. Tal  montante financeiro perceptivelmente será gasto na economia local, visto que nas adjacências se estabelecerão pontos comerciais de primeira necessidade, como padarias, farmácias, mercearias, lanchonetes, lan  houses, sorveterias e congêneres, que darão suporte às demandas dos alunos ali residentes.
 2.8. Do exposto, faz-se necessário fixar esses alunos na cidade de Januária e o Terceiro Milênio foi o bairro escolhido por situar-se na área urbana bem próxima do Campus Januária.
 2.9. Certamente uma obra como a que o IFNMG Campus Januária se propõe a construir, em muito contribuirá para a valorização dos imóveis do bairro e, consequentemente, ensejará a execução dos investimentos  básicos de caráter público, tais como pavimentação de ruas e avenidas, saneamento básico - Água e Esgoto -, rede elétrica e de telefonia, essenciais a todos os moradores do Terceiro Milênio e cercanias.

3. O tema da moradia estudantil foi apresentado aos alunos ingressantes na primeira semana do mês de junho deste exercício de 2014 e socializado com o Diretório Central dos Estudantes do Campus, o qual apoia a iniciativa e se coloca como parceiro nessa empreitada.

4. Cumpre bem elucidar que o IFNMG Campus Januária não pretende absolutamente usurpar um bem da comunidade local, muito pelo contrário, pensou-se nas vantagens que a moradia trará ao bairro.

5. O que se deseja é que os alunos sejam integrados ao Terceiro Milênio, que sejam bem recebidos e possam contribuir para o desenvolvimento local.

6. Para finalizar, o que está se buscando é um terreno, se não o do Terceiro Milênio, que seja outro, por entender como imprescindível a construção da moradia estudantil, tanto para o desenvolvimento da comunidade local, como para a construção de uma importante política de permanência para os alunos, diminuindo a evasão e otimizando os investimentos em educação pública, que além de gratuita, deverá ser da melhor qualidade.

Cláudio Roberto Ferreira Mont´Alvão
Diretor-Geral - IFNMG Câmpus Januária