Portal IFNMG - Estudantes do curso de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental do IFNMG - Câmpus Januária participam da X FERARP Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 30 de Maio de 2014, 15h23 | Última atualização em Sexta, 30 de Maio de 2014, 15h30

X FERARP - FOTO 14

O IFNMG – Câmpus Januária esteve presente com um estande na X FERARP – Feira Regional do Alto Rio Pardo, no município de Taiobeiras – MG, entre os dias 14 a 17 de Maio. Neste estande, os estudantes de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental puderam divulgar os cursos ofertados no Câmpus Januária, além de mostrar alguns projetos de extensão e pesquisa que vem sendo desenvolvidos pelos mesmos. Além do estande na FERARP os estudantes participaram de cursos e visitas técnicas.

X FERARP - FOTO 12

No primeiro dia, os estudantes, acompanhados pelo professor Ivan Almeida, tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas de produção do café na Fazenda Feliz Santa Rosa Coffes. Nesta fazenda são plantados 320 ha de café irrigados por Pivô Central e Gotejamento. A fazenda é uma das poucas no Brasil que é certificada pela Rain Florest Alliance Certified e pela UTZ Certified o que atesta que os cafés produzidos lá estão de acordo com os padrões internacionais e normas de condutas ambientais e sociais, além da rastreabilidade do produto à xícara.

X FERARP - FOTO 4

No segundo dia, foram visitados a Aurino Mudas, viveiro de mudas de plantas ornamentais e uma pequena fábrica de produção de artigos para decoração de praças e jardins.

Também foi realizada uma conversa com o vice-prefeito de Taiobeiras a respeito das políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. Hoje, as políticas públicas do Município são referência para o Norte de Minas no quesito tratamento de esgoto e reciclagem do lixo urbano e industrial. Na ocasião visitou-se a estação de tratamento de esgoto sobre gestão da COPASA, onde 100% do esgoto recolhido pelo município são tratados.

X FERARP - FOTO 9

X FERARP - FOTO 8

No terceiro dia, os estudantes participaram do VII Seminário da Agricultura Familiar, tendo como tema a Cultura da Mandioca, onde foram abordados assuntos relacionados aos aspectos técnicos da cultura e da comercialização da mandioca e seus derivados, além de visita técnica a uma fazenda produtora e beneficiadora.

X FERARP - FOTO 1

No último dia os estudantes visitaram a Fazenda Marquesa e a Dornas Havana. Na Fazenda Marquesa há o plantio de diversas espécies florestais como Nim, Acacia Mangium e em especial o eucalipto. Na fazenda há uma indústria de produção de cachaça orgânica onde foi possível acompanhar todas as etapas de produção, desde o plantio da cana-de-açúcar orgânica até a finalização do produto para exportação, além dos aspectos ambientais como destinação dos resíduos e efluentes da indústria da cachaça. Nas Dornas Havana pôde visualizar um dos destinos da madeira do eucalipto e outras espécies florestais como a produção de móveis e dornas.

A viagem foi de grande importância para aumentar a visualização do Câmpus Januária com a exposição do estande e para consolidar o conhecimento técnico e cultural dos estudantes, pois além da visita técnica os estudantes puderam vivenciar uma das regiões de alto potencial agrícola do Norte de Minas Gerais, onde as precipitações pluviométricas são semelhantes aos da nossa região, além da network com profissionais do ramo agronômico e ambiental, futuros empregadores dos nossos novos profissionais formados na instituição.