Portal IFNMG - III Seminário de Iniciação Científica do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

III Seminário de Iniciação Científica do IFNMG

Publicado: Quinta, 20 de Março de 2014, 15h34 | Última atualização em Quinta, 20 de Março de 2014, 16h47

Foto 1 - apresentação de pôsteres

Foi realizado de 12 a 14 de março, no Campus Januária, o III SIC - Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. O Seminário de Iniciação Científica é um dos principais eventos multi campi do IFNMG. A abertura oficial proferida pelo Pró-Reitor de Pesquisa Rogério Murta, destacou a importância da geração do conhecimento para o desenvolvimento do país e a importância do evento para fortalecimento da pesquisa no IFNMG. O Diretor do Campus Januária Prof. Cláudio Mont'Alvão deu as boas vindas a todos os presentes em especial aos alunos/pesquisadores e professores do Campus Januária e dos demais campi do IFNMG. Destacando o crescimento do IFNMG como uma instituição de pesquisa,o Professor Renildo-Diretor de Pesquisa se referiu ao grande número de trabalhos inscritos nesta edição do seminário que chegou a mais de 140 nas diversas áreas do conhecimento. Após abertura o Diretor de Pesquisa do IFNMG,professor Charles Buteri, ministrou a palestra Inovação Tecnológica: desafios para o futuro. Na solenidade de abertura, estava presente também a representante da FAPEMIG Dr. Elza, o coordenador do evento Sérgio Alcântara e professores de outras instituições de ensino superior.

Foto 2 - apresentação de pôsteres

O objetivo desse evento é despertar a vocação científica e divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do IFNMG e região, propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos, estimular os alunos a envolverem- se nas atividades científica tecnológica e proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente.

Foto 3 - minicurso - renildo

Durante três dias o Campus Januária se tornou o Polo Científico do IFNMG. Aconteceram mesas redondas, minicursos, dia de campo e apresentações de trabalhos científicos, como o trabalho do aluno do IFNMG - Campus Pirapora, Paulo Henrique G. Ribeiro, Análise Sensorial da Cerveja Artesanal com Adição de Poupa de Pequi. Todos os trabalhos apresentados, durante o III SIC foram avaliados por uma banca e concorreram ao Prêmio Jovem Cientista IFNMG. Para o Reitor Prof. José Ricardo, que participou do encerramento do III SIC, eventos como esse deve ter como filosofia a pesquisa atrelada a resolução dos problemas da comunidade, gerando inovação tecnológica para que isso perpetue nas soluções dos problemas da região. O Reitor também participou do encerramento do seminário para lançar o Programa Somos-IFNMG, programa que vai fortalecer e facilitar todo o desenvolvimento da pesquisa científica dentro do IFNMG, destacando que o trabalho realizado pela sua gestão na melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem sempre estará baseado no ensino, pesquisa e extensão. Para o professor Renildo, Diretor de Pesquisa do IFNMG – Campus Januária e organizador do evento, o III SIC atendeu todas as expectativas, superou marca de trabalhos inscritos, mais de 140 trabalhos apresentados, e o número de inscrições no evento, mais de 330 inscritos. As palestras ministradas durante o evento contou com palestrantes de instituições renomadas no campo da pesquisa como a UFLA, UNIMONTES, UFMG e o próprio IFNMG. Ele destacou que o crescimento do número de bolsas de iniciação científica e de projetos de pesquisa cadastrados, junto a diretoria de pesquisa do Campus Januária, faz com que a pesquisa no IFNMG-Campus Januária a cada ano se fortaleça mais, e pesquisar, também é um dos papeis do IFNMG – Campus Januária.

Ao encerramento foi entregue a premiação dos melhores trabalhos nas 06 áreas do conhecimento . O Prêmio na área de Ciências Agrárias ficou com Marcus Vinícius Araújo Marques de IFNMG – Campus Januária com o trabalho de Remoção de nitrogênio, fósforo e potássio em Brachiaria humidícula em um sistema de tratamento de esgoto doméstico por Rampa de Escoamento Superficial; na área de Informática houve empate dos trabalhos de Aricélio de Souza Fernandes do IFNMG – Campus Januária com o trabalho Comparativo Técnico entre tecnologias de banco de dados: Relacional, NoSQL e New SQL e o trabalho de Rodrigo Azevedo Martins do IFNMG – Campus Januária Implantação de uma infraestrutura de business inteligence no IFNMG baseado em componentes de código aberto; na área de Ciências Exatas.

Foto 5 - mesa redonda - elza fernandes

Paralelamente, foi realizado o 1° Prospectar Pesquisa – IFNMG, destinado aos docentes. A mesa-redonda contou com a presença da professora Elza Fernandes, assessora-adjunta de Inovação da Fapemig, do professor Fabiano Guimarães Silva, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, e Cássia Camargo Harger Sakiyama, representante da Funarbe - Fundação de Apoio à Universidade Federal de Viçosa.

Confira aqui a premiação dos melhores trabalhos.