Portal IFNMG - Eventos da Enfermagem mobilizam o Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Eventos da Enfermagem mobilizam o Campus Januária

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2013, 07h47 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2013, 07h47

Foto 1 Semana Enfermagem

O IFNMG - Campus Januária realizou nos dias 13, 14 e 15 de maio a I Semana Unificada de Enfermagem: Novas Perspectivas para o Cuidado, em comemoração a Semana da Enfermagem. O evento contou com a participação dos alunos e docentes dos campi Januária e Almenara e comunidade local.

O evento contou com a participação de profissionais renomados: Profª Renata Patrícia Fonseca, que discorreu sobre Atualidades na Central de Materiais Esterilizados; Profº. Fabrício Longuinhos Silva que explanou sobre Marketing Pessoal; o médico Rodrigo Felipe Amparado, que apresentou Atualizações no Atendimento Pré-Hospitalar e o Profº. Fábio Coutinho Andrade que levou os participantes a refletirem sobre o Cuidado com o Cuidador.

Foto 2 Semana Enfermagem

Na oportunidade foi realizado ações de saúde para os servidores e alunos do campus Januária, com aferição de pressão arterial, glicemia capilar, educação em saúde, vacinação e oferta de curso de Primeiros Socorros, ministrado pelo soldado De Paula do corpo de bombeiros de Januária, para os alunos do campus Almenara. Além disso, houve exposição de trabalhos de pesquisa e extensão realizados pelos docentes e/ou discentes dos campi Januária e Almenara.

A I Semana Unificada de Enfermagem do IFNMG proporcionou aos participantes a possibilidade de atualizar seus conhecimentos científicos e de refletirem a sua prática enquanto profissionais autônomos e comprometidos com a assistência de qualidade.

Foto 1 SAMU

Equipe do SAMU em campacitação em urgência e emergência

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas realizou nos dias 05 e 06 de Junho a capacitação dos profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar e que atendem as urgências e emergências da região. Tal capacitação foi sediada no IFNMG - Campus-Januária com a participação não somente dos profissionais acima citados, como também dos docentes do Curso Técnico em Enfermagem e do enfermeiro técnico administrativo do IFNMG – Campus Januária. O curso utilizou-se de dinâmica de aulas expositivas e sessões práticas, por meio de oficinas e simulações. Oportunizou aos profissionais envolvidos atualização e aprimoramento nas práticas relacionadas ao primeiro atendimento a pacientes em situações de urgência e emergência.

Foto 2 SAMU

Simulação de atendimento pré-Hospitala

Aconteceu também no dia 06 de Junho, uma simulação de atendimento a vítima politraumatizada por parte dos alunos do Primeiro Módulo do Curso Técnico em Enfermagem IFNMG - Campus Januária. A simulação foi coordenada pelas docentes Fabíola Escobar e Karine Fróes e teve como objetivo o aprimoramento das ações e competências dos discentes no primeiro atendimento a pacientes em situações de urgência e emergência.