Portal IFNMG - LIBRAS no Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

LIBRAS no Campus Januária

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2013, 15h46 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2013, 15h54

Alunos do PRONATEC do curso de LIBRAS e alunos surdos de algumas escolas do município

Com o apoio da Administração do Campus Januária e uma parceria com o Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação na Área da Surdez e da Deficiência Visual, foi possível a integração entre os alunos do PRONATEC, do curso de LIBRAS do IFNMG Campus Januária e alunos surdos de algumas escolas do município.

Apresentação teatral

DSC05934

A integração se deu iniciando-se com algumas apresentações teatrais no auditório da Biblioteca Saul Martins no dia 09, onde os alunos do PRONATEC puderam colocar em prática um pouco do que aprenderam durante o curso, que ainda está em andamento e tem previsão para terminar essa primeira etapa em meados de junho.

A coordenação do curso informou que esse foi um dos passos para contribuir com a inclusão da comunidade surda na sociedade e valorizar o potencial que cada um deles tem e ainda está escondido, já que eles ainda não aparecem como deveriam e não tem sido vistos nas praças num bate-papo gostoso ou desempenhando trabalhos de qualquer natureza nos estabelecimentos comerciais da cidade. De modo geral, esse curso não tem só como objetivo a formação de profissionais para atuarem nas escolas como intérpretes, mas também de despertar nos alunos a importância de um bom atendimento a um surdo em qualquer lugar e incentivá-los a buscar mais conhecimento e mostrar a possibilidade de se sobressaírem em qualquer atividade desenvolvida por quem tem todos os sentidos em perfeito estado. Os surdos sofrem muito com a grande discriminação que existe por falta de conhecimento da sociedade e de muitas famílias.

No final das apresentações, os alunos do PRONATEC fizeram pequenas rodas de bate-papo no Centro de Capacitação do Campus, um momento em que eles avaliaram como a melhor parte do evento, porque conseguiram se comunicar utilizando os sinais da LIBRAS adequadamente.