Portal IFNMG - Sábado temático consciência ambiental: sombra para todos! Ir direto para menu de acessibilidade.

Sábado temático consciência ambiental: sombra para todos!

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2013, 21h47 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2013, 21h47

Sábado temático Consciência Ambiental

No último sábado, 16 de março,  foi realizado o dia temático "Consciência Ambiental: Sombra para todos!"

Alunos atentos à explicação do prof. Ivan

Plantio de uma das mudas

Diversas atividades foram realizadas com o objetivo de refletir sobre as questões ambientais e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Inicialmente os professores Alexandre Petusk,
Danilo Pereira e Ivan Almeida apresentaram considerações a respeito do tema, dando ênfase à importância da arborização para o meio ambiente e garantia do bem estar da população. O professor Ivan ressaltou a necessidade de não ficarmos somente no campo das ideias, mas de aliarmos teoria e prática a fim de consolidar uma atuação efetiva no que se refere às questões ambientais.

Alunos atentos às explicações dos professores Alexandre e Joel

Em seguida os alunos foram direcionados até os locais destinados ao plantio de mudas (entorno da biblioteca e do prédio do ensino superior). Nesse momento foram orientados sobre as técnicas de plantio, sendo reforçada também a importância do tema e dessa atividade prática, que mesmo sendo restrita ao campus, sua realização permitiu que os professores discutissem com os alunos sobre o papel de cada um na determinação da qualidade ambiental. A interação entre os alunos dos diversos cursos técnicos foi visível e salutar.

Poesia e sucata - alunos refletiram sobre o grande tema consciência ambiental

Poesia e sucata - alunos refletiram sobre o grande tema, consciência ambiental!

Após o plantio das mudas os alunos foram encaminhados ao refeitório, onde foi oferecido um delicioso lanche, ao som de música ao vivo tocada por alunos do próprio campus. Além disso, diversos alunos da professora Marli Fróes declamaram poesias sobre o meio ambiente e expuseram poesias criadas durante as aulas de português através de esculturas de sucata também confeccionadas pelos próprios com o intuito de promover uma reflexão sobre lixo e reciclagem.

É importante registrar que as atividades foram planejadas por uma equipe de professores do campus, juntamente com a coordenação geral de ensino técnico e coordenação geral de produção e apoio didático. Agradecemos aos servidores que atuaram diretamente nesta atividade ou vieram prestigiar a ação: Ivan Almeida, Ane Marielle, Alexandre Petusk, Danilo Pereira, Joel Pereira, Eduardo Nascimento, Iza cotrim, Marli Fróes, Fernando Barbosa, Jair Castro, Idemar Passos, Fábio Vieira e Paulo Henrique.

Texto: Iza Cotrim, Ane Mariele, Alexandre Petusk e Ivan Almeida.