Portal IFNMG - Ex-aluno do Instituto Federal Campus Januária é aprovado em mestrado na UFRRJ Ir direto para menu de acessibilidade.

Ex-aluno do Instituto Federal Campus Januária é aprovado em mestrado na UFRRJ

Publicado: Terça, 10 de Abril de 2012, 15h55 | Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2012, 15h55

O recém-formado do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal Campus Januária, concluído em 2011, Charlan Dellon da Silva Alves, foi aprovado no curso de mestrado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, na área de concentração “Modelagem Matemática e Computacional”, tendo como linha de pesquisa “Modelos Matemáticos e Estatísticos”.

O programa de mestrado em Modelagem da UFRRJ foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2011, com conceito 4 e se propõe a articulação de forma interdisciplinar em três áreas do conhecimento, Matemática, Estatística e Computação, a sub-áreas-alvo em Química, Física e Engenharia, de forma a capacitar a produção de soluções inovadoras. Para isto, o curso tem de garantir uma formação teórica sólida conectada a conhecimentos sobre o estado-da-arte em problemas de relevância às necessidades tecnológicas do País e, mais particularmente, das regiões de influência da Instituição.

Charlan Dellon é natural da cidade de Itacarambi-MG, e foi aluno do Campus Januária no período de 2008 a 2011, percorrendo desde o ensino médio a licenciatura. Durante a graduação participou de Monitoria voluntária, congressos, encontros, seminários e afins, na Instituição.

Em entrevista concedida a esta Assessoria de Comunicação, Charlan relata que o Campus Januária foi o ponto de partida para o seu ingresso em um curso superior, uma vez que já era aluno da Instituição e não tinha condições de sair para outras instituições distantes de sua residência. “Foi aqui que obtive um grande ganho de conhecimento, devido ao excelente ensino e ótimos profissionais”, afirma.

Ainda segundo Charlan, a escolha deste mestrado foi devido ao fato de gostar da matemática, e o curso estar diretamente relacionado com a sua graduação. “Com este curso pretendo atuar na docência do ensino superior ou até mesmo se possível ingressar em um doutorado na área”, diz empolgado.

Charlan afirma ainda, se sentir realizado com essa etapa da sua vida, uma vez que conseguiu ingressar no mestrado logo após a conclusão do curso de graduação.

Finaliza reforçando que para se chegar ao objetivo pretendido, primeiramente tem que ter muita fé em Deus. Gostar realmente do que faz e sempre buscar coisas novas, pois isto sim, segundo ele, é o referencial. “Participar de eventos como: congressos, encontros, seminários, monitórias, é fundamental na vida de acadêmico, pois estas práticas darão muita experiência aos graduandos, além de qualificá-los para concorrer a um curso de pos-graduação!”, conclui.

Parabéns Charlan, a comunidade educacional do IFNMG Campus Januária deseja-lhe muito sucesso!

Assessoria de Comunicação Social/IFNMG Campus Januária