Portal IFNMG - IFNMG Campus Januária realizará atividade de extensão com vazanteiros do alto-médio são Francisco Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG Campus Januária realizará atividade de extensão com vazanteiros do alto-médio são Francisco

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2011, 07h50 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2011, 07h50

 

Comunicado!
 
O prof. Sérgio Leandro informa que devido à chuva, a atividade de Extensão  com vazanteiros  do alto-médio São Francisco: Agroecologia Vazanteira: Reconstruindo Saberes, marcada para esta sexta-feira(25/11/2011)  foi adiada, (data a ser remarcada), uma vez que as estradas ficaram inviáveis para o deslocamento dos agricultores.

 


Foto: arquivo pessoal do prof. Sérgio Leandro

 

Agroecologia Vazanteira: (Re)construindo Saberes

 

Público Alvo: Vazanteiros da comunidade da Ilha do Jenipapo – Itacarambi-MG/Januária-MG e professores do IFNMG.

Local e data: Setor de Agroecologia do Campus Januária, dia 25/11 das 8:00 às 17:00

Coordenação: Prof. Sérgio Leandro Sousa Neves.

 

A agroecologia configura-se como um dos fatores determinantes da identidade, cultura e territorialidade dos povos vazanteiros. As comunidades vazanteiras do alto-médio São Francisco, como a comunidade da ilha do Jenipapo, realizam atividades primárias de cunho tradicional de caráter agroecológica como principal fonte de sustento.

 

Por meio dessa prática, o povo da ilha do Jenipapo constrói suas territorialidades, entretanto a perda e ou a redução do seu território acarreta alteração no modo de vida vazanteira, influenciando, consequentemente, a prática tradicional da agroecologia.

 

Este projeto de extensão busca, portanto, difundir técnicas e conhecimentos agroecológicos, a fim de garantir a perpetuação desses saberes na comunidade vazanteira da Ilha do Jenipapo, bem como no Campus Januária, a partir de uma troca mútua de experiências.

 

Assessoria de Comunicação Social/IFNMG Campus Januária

Fim do conteúdo da página