Portal IFNMG - Nota à comunidade do IFNMG - Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Nota à comunidade do IFNMG - Campus Araçuaí

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 11h06 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 11h10

Nota à comunidade do IFNMG - Campus Araçuaí

O IFNMG - Campus Araçuaí vem a público se posicionar frente aos desdobramentos da reunião do Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Lagoão, ocorrida em 01/02/2023, no município de Araçuaí-MG.

Como entidade pública com assento neste conselho, com participação ativa nesse importante espaço, destacamos que primamos pela ampla divulgação e diálogo com as comunidades quando se trata de projetos, como a proposta de Pesquisa Mineral na área da Chapada do Lagoão.

É importante ressaltar que a área da Chapada do Lagoão é rica em recursos hídricos, com mais de 100 nascentes catalogadas, sendo caracterizada pela transição de biomas, tais como o Cerrado e a Caatinga. Além das comunidades tradicionais quilombolas e familiares que residem no território.

Dessa forma, o posicionamento da conselheira, na mencionada reunião, destoa da missão do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí. A própria servidora reconhece o erro, corrobora com esta Nota à Comunidade e compreende que seu posicionamento não considerou a devida importância para a luta e respeito às comunidades tradicionais quilombolas e os demais sujeitos que residem na região, havendo a necessidade de ampliar as discussões antes da votação ocorrida.

Por fim, pedimos desculpas por todo o constrangimento e reafirmamos o nosso compromisso com a educação, ciência e tecnologia, visando atuar nas ações de preservação ambiental, e em especial nessa importante Unidade de Conservação no município de Araçuaí-MG.

Araçuaí/MG, 03 de fevereiro de 2023.

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí