Portal IFNMG - IFNMG prorroga inscrições do Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos gratuitos até 8 de novembro Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 13h30 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 13h30

O IFNMG prorrogou até as 17 horas do dia 8 de novembro o prazo de inscrições de candidatos ao 1º Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos presenciais e a distância ofertados gratuitamente em 14 cidades, para início no primeiro semestre letivo do próximo ano. O procedimento deve ser feito no site do IBGP Concurso (contratado pelo IFNMG para realizar o Processo Seletivo), de forma gratuita.

Não haverá aplicação de provas para os candidatos, que serão selecionados por desempenho escolar, ou seja, por notas ou conceitos obtidos em disciplinas e séries que variam dependendo do curso escolhido e que devem ser comprovadas por histórico escolar ou documento equivalente.

Os editais, com todas as regras, e a retificação do cronograma da seleção, estão disponíveis no site do IBGP Concurso e também neste portal eletrônico. O IFNMG disponibiliza, também, o edital em Braille para os(as) candidatos(as) que necessitam. A impressão das cópias será feita de acordo com a demanda. Para solicitar uma cópia, o(a) candidato(a) deve encaminhar mensagem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo, onde vai retirar a cópia (campus ou  Reitoria) e telefone de contato com DDD.

Cursos técnicos integrados ao ensino médio (Edital nº 317/2022)

Quem quer  disputar uma das vagas disponíveis para cursos técnicos ofertados de forma integrada com o ensino médio deve fazer a inscrição pelo formulário disponível no site do IBGP Concurso. Na mesma página eletrônica, o(a) candidato(a) encontrará o Edital nº 317/2022 e seus anexos, com todas as informações sobre o 1º Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Para se inscrever, é necessário preencher todos os itens do formulário, inclusive o formulário socioeconômico. O CPF a ser informado é obrigatoriamente do(a) candidato(a) e não dos pais, nem de qualquer outro responsável ou representante. Será necessário, também, anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente (certificado ou declaração conforme modelo do Anexo II) que comprove as notas ou os conceitos de disciplinas do 6º e 7º anos do ensino fundamental que serão usados para classificar os(as) candidatos(as), de acordo com o curso pretendido (conforme Anexo III do edital).

Todos os cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo IFNMG - Campus Salinas são presenciais. Para mais informações sobre os cursos técnicos ofertados neste campus, o(a) candidato(a) poderá acessar as informações disponíveis no endereço eletrônico https://www.ifnmg.edu.br/cursos .

Cotas e heteroidentificação

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, o que corresponde a R$ 1.818,00 por cada pessoa da família), autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência, independentemente da escola de origem, e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Além disso, os candidatos que se autodeclararem pretos(as) e pardos(as) para concorrer às cotas, se forem classificados(as) no Processo Seletivo, serão convocados(as) a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Se o(a) candidato(a) não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto(a) e pardo(a), além de ser eliminado do Processo Seletivo, o(a) candidato(a) estará sujeito(a) às penalidades previstas na lei.

Mais informações e dúvidas

Antes de se inscrever para o 1º Processo Seletivo 2023, é muito importante que o(a) candidato(a) conheça todas as regras da seleção, consultando o edital específico do tipo de curso que pretende fazer e seus anexos. Acesse os editais clicando aqui.

Os canais para esclarecer dúvidas são os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Vagas por curso/campus

Salinas