Portal IFNMG - Professora do Campus Salinas realiza “Ação compartilhada” na cidade de Francisco Sá. Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 17 de Março de 2016, 07h51 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2016, 07h54

Foto 01

Foto 1 - Grupo de rotarianos e atletas na concentração do evento. Segundo da esquerda para a direita, professor Léo, participante da “abordagem poética”.

No domingo, 13 de março, a professora Mara Denise da área de Didática e Fundamentos da Educação, do IFNMG – Campus Salinas participou da Corrida e Caminhada pela Vida, realizada pelos Rotary Clube de Francisco Sá Norte e Rotary Clube de Francisco Sá. A caminhada foi realizada com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a necessidade de se adotar hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de atividade física.

Numa “ação compartilhada”, a participação da professora aconteceu tendo em vista a realização de uma das atividades do projeto “Dever[de] Casa” – exercícios de cuidado para um mundo melhor. O projeto tem como objetivo sensibilizar e educar para os problemas ambientais na perspectiva da “Ecopedagogia” ou “Pedagogia da terra”. Para o educador Moacir Gadotti  “os princípios da ecopedagogia são mais amplos do que a educação ambiental, desde que seu debate inclui processos de "co-educação", no marco da cultura de sustentabilidade, dentro e fora das escolas. A sustentabilidade educativa está além das nossas relações com o ambiente – ela se insere desde o quotidiano da vida, o profundo valor da nossa existência e nossos projetos de vida no Planeta Terra.”

Em sintonia com o princípio de “compromisso com a justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio ambiente, transparência e gestão democrática” do IFNMG – na dimensão da extensão, além da cidade de Salinas - sede do campus - a cidade de Francisco Sá foi escolhida tendo em vista os graves problemas vividos pela população com o racionamento de água potável, devido à crise hídrica.

Tendo em vista a dimensão humanizadora da poesia e o “dia da poesia”, que até junho do ano passado era comemorado extra oficialmente no dia 14 de março, para este evento foram realizadas uma “abordagem poética” (distribuição de uma carta poética e de sementes de pau-brasil); Uma “degustação poética” (com self-service de poemas); “Receitas do chef” e leitura poética.

Agradecemos aos Rotary Clube Francisco Sá Norte e Rotary Clube Francisco Sá a abertura para a realização desta atividade, ao Professor Léo e a aluna Stéfane pela valiosa participação.

Veja abaixo, fotos do evento e alguns dos materiais poéticos distribuídos.

Foto 02

Foto 2 - “Leitura poética” – professora Mara Denise e membros do Rotary.

Foto 03

Foto 3 - “Chef” Stéfane – estudante do 3º. Ano do Ensino Médio do Colégio Pirâmide, acolhendo os convidados para servirem-se de poesia.

Foto 04

Foto 4 - Organizadores e atletas do evento (após a premiação).

Foto 05

Imagem 1: Texto da “carta” usada na “abordagem poética”, com a distribuição de sementes de pau-brasil.

Foto 07

Imagem 3 – “A oração na poesia”.

Foto 08

Imagem 4 – “Poemas que são uma oração”.

Fotos: Cedidas gentilmente pela presidente do Rotary Clube Francisco Sá Norte,
Angélica Patrícia Alves Dias.
Imagens: Criação e Produção – Mara Denise Dias Rodrigues
Impressão: IFNMG - Campus Salinas.