Portal IFNMG - Termina dia 8 pedido de isenção de taxa de inscrição para cursos a distância Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2012, 19h27 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2012, 19h27

Processo Seletivo e-Tec

Encerra-se no dia 8 de fevereiro, quarta-feira, o período para os candidatos solicitarem a isenção da taxa de inscrição do 1º Processo Seletivo e-Tec 2012, no valor de R$ 15,00. Os candidatos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 8 de fevereiro por meio de formulário próprio, disponível neste portal eletrônico. As orientações para esse procedimento estão previstas no edital.

As inscrições seguem até 1º de março, neste portal eletrônico. No caso dos candidatos não isentos, a taxa de inscrição deverá ser paga até as 16h do dia 2 de março.

São ofertadas 560 vagas para os cursos técnicos em Administração e Serviços Públicos na modalidade educação a distância via satélite. São 40 vagas por curso em cada um dos polos de apoio presencial, onde serão realizados encontros semanais aos quais os alunos deverão comparecer e onde realizarão as avaliações das disciplinas. Os polos de apoio presencial funcionam nos campi do IFNMG, em sete cidades: Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas.

Os interessados devem inscrever-se exclusivamente neste portal eletrônico. O candidato que não dispuser de computador e/ou acesso à internet poderá realizar sua inscrição até o dia 1º de março (exceto aos sábados, domingos e feriados) nos endereços e horários previstos no edital que regula o 1º Processo Seletivo e-Tec 2012.

O Processo Seletivo e-Tec acontecerá em apenas uma etapa, com prova objetiva de Língua Portuguesa,  abrangendo conteúdos do ensino médio. A prova será realizada no dia 11 de março, das 9h às 11h30, em locais a serem divulgados no dia 7 de março neste portal eletrônico e no mural do Campus para o qual o candidato se inscrever.

Para fazer sua inscrição e consultar documentos relativos ao processo, clique aqui.

Modalidades

Essa será a primeira vez que o IFNMG oferecerá cursos técnicos de nível médio na modalidade educação a distância, pelo Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Para tanto, o IFNMG firmou convênio com o Instituto Federal do Paraná.

Os cursos técnicos serão ofertados nas modalidades concomitante – somente para quem está cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio – e subsequente – para quem já concluiu o ensino médio. Ao final do curso – com duração de dois anos –, o diploma de técnico de nível médio será concedido ao estudante que tiver concluído o ensino médio.

Os encontros presenciais e as avaliações serão realizados no período noturno.

Conheça a formação oferecida aos profissionais técnicos:
Administração - O perfil profissional do técnico em Administração está pautado na criatividade, na ética e no empreendedorismo. Esse profissional está preparado para atuar com responsabilidade sociocultural e gerenciar em empresas públicas e privadas dos mais diversos setores, aplicando conceitos e princípios da administração, das relações interpessoais, das negociações, da legislação empresarial, com os instrumentos de informática. Reconhece a influência do cenário econômico nas instituições e na inter-relação com o meio social.

Serviços Públicos - O curso técnico em Serviços Públicos oferece subsídios para formar profissionais que possam atuar de forma criativa, ética, empreendedora e consciente da responsabilidade e do impacto sociocultural de suas atividades. Possibilita o conhecimento da legislação, dos processos e sistemas das diferentes organizações, princípios de negociação, instrumentos de informática, conceitos administrativos, além de desenvolver habilidades para reconhecer a influência do cenário econômico nas instituições. Os egressos do curso estarão aptos a atuar na área administrativa de instituições públicas desenvolvendo funções de gestão intermediária no atendimento ao público, no apoio administrativo e no controle dos procedimentos organizacionais. Poderão auxiliar na área de gestão de pessoas e materiais, com compromisso pessoal de acordo com os valores e princípios éticos do serviço público, prestando serviços de qualidade para a sociedade, com proatividade na busca de informações e criatividade na solução de problemas.