Portal IFNMG - Pedido de isenção da taxa do processo seletivo e vestibular termina dia 06 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2012, 16h59 | Última atualização em Sexta, 06 de Janeiro de 2012, 11h13

Cartaz Processo Seletivo

Termina amanhã, sexta-feira dia 06 de janeiro, o prazo para os candidatos solicitarem a isenção da taxa de inscrição do 1º Processo Seletivo, para os cursos técnicos, e Vestibular 2012, para cursos superiores do IFNMG, cujo valor é de R$ 15,00 e R$ 25, respectivamente.

Podem fazer o pedido candidatos oriundos de famílias de baixa renda e que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O formulário de requerimento de isenção está disponível no site do IFNMG. O requerimento deve ser entregue no Serviço de Protocolo de cada Campus do Instituto – Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas.

Processo Seletivo 2012

As inscrições para o Processo Seletivo seguem até dia 23 de janeiro e podem ser feitas somente pela internet. O 1º Processo Seletivo 2012  vai ofertar um total de 1200 vagas para o primeiro semestre do ano, em dez  cursos técnicos dos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas. As oportunidades são para os cursos técnicos em Administração, Agroecologia, Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Informática, Meio Ambiente, Química, Segurança do Trabalho e Zootecnia.

Os cursos são oferecidos nas modalidades integrado ao Ensino Médio, para quem já concluiu o Ensino Fundamental; subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio; e concomitante, para quem está cursando a 2ª ou a 3ª série do Ensino Médio. As especificações de cada um dos cursos técnicos estão definidas nos editais, disponíveis no site do Instituto.

O IFNMG oferece acesso à internet para os candidatos que necessitarem desse serviço poderem realizar suas inscrições. O serviço está disponível até 23 de janeiro (exceto aos sábados, domingos e feriados) nos horários e endereços relacionados nos editais.

O Processo Seletivo acontecerá em etapa única, com prova objetiva a ser realizada no dia 05 de fevereiro.

Vestibular 2012

Estão abertas também, até 31 de janeiro, as inscrições para o 1º Vestibular 2012 do IFNMG. As inscrições são realizadas no site do Instituto. O edital do Vestibular também prevê horários e locais para candidatos que não têm acesso à internet realizarem suas inscrições, até 31 de janeiro.

São ofertadas, no total, 240 vagas para o primeiro semestre do ano, em dez cursos técnicos dos Campi Araçuaí, Arinos, Montes Claros e Salinas. As vagas são para os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Produção de Grãos, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química.

O Vestibular do IFNMG acontecerá em duas etapas, em um único dia. Na primeira etapa, no período matutino, ocorrerão as provas objetivas de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação. Na segunda etapa, no período vespertino, ocorrerão as provas específicas de cada curso.

Sisu

Os interessados em concorrer às vagas dos cursos superiores ofertados pelo Campus Januária, para o 1° semestre de 2012, devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que toma como base o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É que os cursos ofertados tem 100% de suas vagas preenchidas pelo Sisu. Já o Campus Salinas reserva 50% das vagas para seleção pelo Vestibular e o restante, pelo Sisu. As inscrições para o Sisu 1/2012 acontecem de 7 a 12 de janeiro. Leia aqui mais informações sobre o Sisu 1/2012.

Mais informações sobre o Processo Seletivo e o Vestibular do IFNMG, pelo telefone (38) 3201-3050.