Portal IFNMG - Servidores finalizam mais um curso ofertado pela Enap e pelo IFNMG; outros cursos serão realizados ainda neste ano Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 18h27 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h24
imagem sem descrição.

Imagine que o IFNMG precise adquirir produtos de limpeza. Antes de comprar os produtos, o setor solicitante precisa elaborar um documento em que constem características e critérios em relação ao objeto. Essas informações devem ser capazes de propiciar avaliação do custo pela administração pública diante do orçamento detalhado, valor estimado, critérios de aceitação dos produtos, deveres do contratado e do contratante, procedimentos de fiscalização, gerenciamento do contrato, entre outros dados. “Esse documento é o Termo de Referência, que, em regra, é usado em processos de licitação na modalidade pregão”, explica o assistente de Administração do IFNMG, Huston Oliveira.

Para que servidores do Instituto aprimorem suas habilidades na elaboração do Termo de Referência, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o IFNMG ofertaram o curso “Elaboração de Termos de Referência para contratação de bens e serviços”, nos dias 22 e 23 de agosto. "Saber elaborar o Termo de Referência impacta positivamente na qualidade dos processos de aquisição de matérias e contratação de serviços da instituição, melhorando a eficiência no investimento dos recursos públicos", analisa o diretor de Gestão de Pessoas do IFNMG, Rafael Gonçalves.

Para Laura Cristina Brandão, contadora do IFNMG-Campus Diamantina, o curso foi bastante útil. “O que de mais importante aprendi com o curso foi aliar a elaboração do Termo de Referência aos aspectos que a legislação determina, além de entender os modelos de termos da Advocacia Geral da União (AGU) e as atualizações previstas pela IN 05 que passa a vigorar em setembro”, disse.

A assistente em administração do IFNMG-Reitoria, Arlete Vieira da Costa, também achou muito válida a participação: “Aprendi como posso melhorar na execução das atividades rotineiras, pois para fazer a gestão dos contratos administrativos é necessário conhecer as necessidades da administração e a melhor forma de formalizar estas contratações”.

Da estratégia à gestão

A oferta desse e de outros cursos é resultado de um levantamento realizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) em conjunto com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas. A coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do IFNMG, Patrícia Lemos, explica que a pesquisa considerou as necessidades referente à capacitação dos servidores. “Desde o ano de 2015 até agora, já foram capacitados mais de 150 servidores de todas as unidades do IFNMG”, informou Patrícia Lemos.

O curso que encerrou nesta tarde (23/08) foi a primeira experiência do Instituto no que se refere à contratação direta com uma escola de governo, tendo o objetivo de capacitar os servidores com um custo-benefício relativamente baixo, considerando a alta qualidade dos cursos da Enap.

Capacitação e progressão na carreira

Patrícia destaca que é importante que os servidores estejam atentos aos cursos, porque o treinamento e a capacitação são essenciais para a melhoria dos serviços prestados e representa crescimento e avanço organizacional. “A capacitação resulta em desenvolvimento de competências fundamentais para o servidor público, como comunicação efetiva, criatividade e inovação, possibilitando a busca de novas estratégias, novos valores, novas ferramentas e inúmeras possibilidades de realização das atividades laborais”, aponta a servidora.

Além disso, Patrícia alerta que os cursos com carga horária superior a 20 horas, feitos pelos servidores técnico-administrativos, poderão ser apresentados para o requerimento da progressão por capacitação, desde que atendidos todos os demais requisitos da Lei nº 11.091 de 12 de janeiro de 2005.

Ainda neste ano, serão realizados mais dois cursos com turmas exclusivas: "Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos" e “Gestão de Pessoas: Tendências e Fundamentos”. A previsão é que os cursos sejam ofertados no final de setembro e em outubro.