Portal IFNMG - Câmpus Arinos promove nesta semana o IV Seminário de Iniciação Científica do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 28 de Abril de 2015, 22h56 | Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2015, 09h04

DSC00218 capa

Solenidade de abertura contou com a presença do reitor, diretores-gerais, pró-reitores, coordenadores, professores e alunos do IFNMG e representantes da sociedade civil

O Câmpus Arinos, no Noroeste de Minas, promove nesta terça (28), quarta (29) e quinta-feira (30) o IV Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, evento realizado anualmente para demonstrar os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores em todos os câmpus do IFNMG, demonstrar e reforçar a importância da pesquisa científica e integrar pesquisadores de diversas instituições.

Mais de 800 pessoas se inscreveram para participar do SIC, que também inclui a IV Mostra de Trabalhos Científicos, o II Prospectar Pesquisa do IFNMG e a I Feira de Inovação do IFNMG. Vieram ao Câmpus Arinos caravanas com alunos e professores dos Câmpus Almenara, Araçuaí, Diamantina, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas. Além da apresentação oral e de pôsteres dos trabalhos desenvolvidos nos câmpus, o SIC contará com palestras, minicursos e apresentações culturais.

Abertura

Na solenidade de abertura, realizada no início da noite desta terça-feira (28), participaram o reitor do IFNMG, diretores-gerais de 10 câmpus do IFNMG, pró-reitores e gestores do Instituto, além de professores, alunos, moradores da cidade e representantes de entidades da sociedade civil.

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, ressaltou a diferença positiva que representa para os estudantes a participação em projetos científicos. “O estudante que se envolve com o objeto do seu aprendizado, a partir dos pressupostos da pesquisa, aprende melhor e se destaca. Da mesma forma, a escola que se destaca é aquela que estabelece a pesquisa como princípio educativo essencial para a construção da autonomia intelectual e capaz de potencializar as práticas de ensino e dar causa às ações de extensão”, ressaltou o reitor. Assim, segundo o professor José Ricardo, esse evento confirma que o Instituto está no caminho certo quanto ao cumprimento de sua missão e finalidade.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFNMG, professor Rogério Mendes Murta, o SIC, que começou a ser realizado em 2012, vem crescendo a cada ano e em 2015 contará com a apresentação de mais de 150 trabalhos e quase mil participantes. “Tivemos aumento no número de bolsas, de projetos e principalmente no número de coordenadores, o que é muito importante, pois significa que tem mais pessoas envolvidas na pesquisa dentro do Instituto”, ressaltou o pró-reitor.

Como anfitrião do evento, o diretor-geral do Câmpus Arinos, professor Elias Rodrigues, ressaltou ser uma honra para o câmpus Arinos receber o SIC de 2015 e destacou a importância dos projetos científicos apresentados. “Ter esse câmpus aqui é um sonho para a região e a vinda de todos esses projetos demonstra a importância e o tamanho do IFNMG no cenário nacional da pesquisa aplicada e da inovação”, ressaltou.

O primeiro dia do SIC contou ainda com uma palestra promovida pelo palestrante Cristiano Lopes, que falou sobre empreendedorismo e destacou a importância de as pessoas pensarem e fazerem projetos inovadores e que possam fazê-las se destacar, como é o caso da participação no próprio Seminário de Iniciação Científica. “Num cenário tão competitivo como o atual, não podemos ter acomodação, e sim incomodação”, disse Cristiano.

Sessão de pôsteres

Também nesta terça-feira foi realizada a primeira sessão de pôsteres de trabalhos de iniciação científica desenvolvidos nos câmpus do IFNMG, nas áreas de ciências biológicas, agrárias e exatas. Cerca de 50 pôsteres estavam expostos, e os alunos, à frente dos pôsteres, apresentaram o resumo dos trabalhos aos interessados.

O aluno do curso técnico em Agropecuária do Câmpus Almenara Felipe Alves de Oliveira enfrentou quase 20 horas de viagem com mais 13 colegas, e apresentou o projeto “Avaliação de Cultivares de Mandioca no Baixo Jequitinhonha”, que consistiu em acompanhar, analisar e tabular as condições em que se desenvolviam diferentes tipos de mandioca. “Achei muito bom participar desse projeto, pois adquiri bastante conhecimento e pude colocar em prática o que aprendi em sala de aula, além de gerar informações que podem contribuir com os pequenos produtores locais”, disse Felipe.

DSC00248 2

DSC00204 2

DSC00241 2

A mesa de honra da solenidade de abertura foi composta (da esquerda para a direita) pelo representante da Superintendência Regional de Ensino de Unaí, professor Antônio Juscelino Carneiro; pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFNMG, prof. Alisson Castro; pelo pró-reitor de Extensão do IFNMG, prof. Paulo César Azevedo; pelo diretor-geral do Câmpus Arinos, prof. Elias Rodrigues; pelo reitor do IFNMG, prof. José Ricardo Martins da Silva; pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, prof. Rogério Murta; pelo pró-reitor de Administração, prof. Edmilson Tadeu Cassani; e pela pró-reitora de Ensino do IFNMG, prof. Ana Alves Neta.

DSC00272 2

Aluno Felipe Alves apresenta projeto de pesquisa desenvolvido no Câmpus Almenara

DSC00262 2

Confira mais fotos no Facebook do IFNMG: http://migre.me/pEPcj