Portal IFNMG - Três professores de inglês seguem para capacitação nos EUA Ir direto para menu de acessibilidade.

Três professores de inglês seguem para capacitação nos EUA

Publicado: Terça, 12 de Janeiro de 2016, 08h08 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 10h22
imagem sem descrição.

Antônio Carlos, Gustavo e Lauro vão integrar os projetos a serem desenvolvidos depois que retornarem da viagem

Três professores de língua inglesa do IFNMG estão de malas prontas para embarcar rumo aos Estados Unidos para um período de dois meses de capacitação, a partir de 15 de janeiro. Antônio Carlos Soares Martins, Gustavo Leal Teixeira e Lauro Sérgio Machado Pereira fazem parte de um grupo de 75 professores de inglês da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica selecionados, entre mais de 150 inscritos, por meio de edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fortalecer o domínio das habilidades linguísticas e estimular o uso de novas tecnologias e de recursos on-line no processo de formação continuada estão entre os objetivos da qualificação, além de proporcionar uma experiência in loco para o desenvolvimento do idioma.

A capacitação vai focar vários aspectos relacionados ao ensino de língua estrangeira, como conta o professor Antônio Carlos, lotado no Campus Montes e atualmente Diretor do Centro de Referência de Educação a Distância e Projetos Especiais do IFNMG. Ele fará o estágio no Northern Virginia Community College, no estado americano que dá nome à instituição, na cidade de Alexandria. Esse também é o destino de Lauro Sérgio, do Campus Janaúba. Já Gustavo, do Campus Januária, segue para o San Francisco City College, na Califórnia.

Projeto

Ao se candidatarem ao programa de estágio nos Estados Unidos, os educadores tiveram que passar pelo exame internacional Toefl (test of english as a foreign language – teste de inglês como língua estrangeira) e apresentar um projeto para ser desenvolvido na instituição de origem quando retornarem.

Os projetos dos três docentes do IFNMG foram elaborados de forma independente, mas eles já estudam as formas de integrá-los, considerando as principais pontos de cada um, como a proposta de replicar os  conteúdos da capacitação para professores das redes municipal e estadual da área de abrangência do Instituto, partindo do diagnóstico das principais demandas desses profissonais, ou seja, pela articulação da pesquisa e da extensão. E, ainda, aproveitando a expertise do IFNMG em educação a distância para favorecer todo esse processo.

O desenvolvimento do projeto será a contrapartida dos bolsistas. “Temos que ter responsabilidade social, devolver tudo o que está sendo investido na nossa capacitação”, enfatiza Gustavo.

Efeito em cascata

Apesar de não ser o foco principal do estágio, o período de imersão na língua inglesa também será um dos ganhos para a formação dos professores. Oportunidade que vinha sendo aguardada com muita ansiedade por Lauro Sérgio, que ainda não teve essa oportunidade de sair do Brasil para ter o contato in loco com os falantes nativos do idioma. “É grande a expectativa para aprimorar minha proficiência na língua e dar esse passo tão importante em minha carreira”, diz Lauro.

Na opinião de Antônio Carlos, o investimento nessa capacitação é muito importante, também, para aumentar a visibilidade da língua estrangeira na grade curricular das instituições da Rede Federal e mostrar para professores, alunos e servidores técnico-administrativos que as experiências de internacionalização são reais e acessíveis. Para ele, a participação de alunos no Ciência sem Fronteiras e de professores do IFNMG em programas na Finlândia e no Canadá engrossam a gama de exemplos e podem ser vistos como estímulo para que outros membros da comunidade acadêmica encarem as possibilidades como possíveis. “Vai-se criando um efeito em cascata”, aposta o professor.

Com informações do site do MEC