Portal IFNMG - III Semana do Meio Ambiente Ir direto para menu de acessibilidade.

III Semana do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2011, 14h59 | Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2011, 16h42

Alunos na biblioteca

O IFNMG - Campus Arinos promoveu entre os dias 09 e 11 de junho diversas atividades que movimentaram o Campus em comemoração à semana do meio ambiente, com o tema “CONHECER PARA CONSERVAR”. O principal objetivo foi promover a consciência da sustentabilidade ambiental a respeito do uso dos recursos naturais da região do Vale do Urucuia.

Durante o evento aconteceram debates, palestras, implementação da agenda 21 no Campus e a criação do bosque dos formandos, encerrando-se a programação no sábado com o passeio ciclístico dos estudantes e servidores pelo município de Arinos. O Bosque dos Formandos é uma área destinada ao plantio de árvores comuns da região, e, a partir desse ano constituirá como parte integrante das atividades de comemoração da semana do Meio Ambiente.

Na quinta-feira (09/06/2011) aconteceu durante o dia, a discussão da agenda 21 no Campus, através da metodologia Com Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), em que os alunos do técnico do meio ambiente, orientados pelo Prof Reginaldo Proque, estiveram reunidos com cada uma das outras turmas dos outros cursos em separado, formando diversos grupos de discussão. Estes grupos eram provocados a dar sugestões para a melhoria da qualidade ambiental no Campus.

Bilioteca

Durante a noite do dia 09 de junho, ocorreu a abertura oficial da III Semana do Meio Ambiente – Campus Arinos em que o Diretor Geral Edmilson Tadeu Cassani proferiu discurso convocando a todos a estarem se informando e refletindo sobre a temática do meio ambiente e sua relação com as ações humanas e políticas públicas de desenvolvimento sustentável, de maneira que promova o debate institucional sobre a questão do meio ambiente na comunidade local. Houve grande presença da comunidade acadêmica, que vale destacar.

Em seguida, foi apresentado o vídeo: “Dialogo sobre o novo código florestal”, série de reportagens exibido pelo Jornal Nacional da Rede Globo, abriu o debate: “Código Florestal - Produção e Preservação: O diálogo necessário para a construção do desenvolvimento sustentável”, contando com os esclarecimentos dos pontos mais polêmicos e exemplos aplicados a realidade do município de Arinos, do Gerente do Núcleo de operações do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Arinos-MG, Gabriel Muller Valadão e do Comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente de Arinos, Sargento Ferreira.

Na sexta-feira, 10 de junho, houve a criação do bosque dos Formandos, através do plantio da primeira árvore, pelos alunos do curso Técnico em Agropecuária Subsequente e continuação da implementação da Agenda 21, com o projeto Com Vida.

Primeira árvore

À noite deste mesmo dia, foi momento dos seminários: Arborização urbana em Arinos” - Maria Isabel Dantas Rodrigues - Analista Ambiental – IEF/Arinos; Qualidade ambiental no meio urbano: projeto de lei da Criação do PARCs Vereda Vaca” - José Idelbrando Ferreira de Souza - Presidente da Comissão Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Arinos; e a “Situação atual dos resíduos sólidos de Arinos” - Prof. Ronan Aparecido Valadares Santana (IFNMG-Campus Arinos).

Passeio Ciclístico

Para finalizarmos o evento, no sábado houve o passeio ciclístico pelo meio ambiente. Os estudantes de todos os cursos do Campus Arinos juntamente com os professores e a coordenadora de ensino, percorreram o centro da cidade, a Vereda Vaca e a denominada Barragem 2, onde foi o momento de reflexão e de diálogo com o Sargento Ferreira, que apontou os desafios em preservar esse manancial d’água diante da ocupação urbana ao longo dos anos e a importância de estarmos atentos e colaborando com projetos e ações que mantenham este patrimônio que é nosso.

Agradecemos: aos professores que gentilmente cederam alguns minutos da sua aula para que ocorressem as discussões com os alunos de cada uma das turmas do IFNMG Campus Arinos; àqueles que participaram do passeio ciclístico; à Direção e a Coordenação Geral do Campus Arinos; além da colaboração do Instituto Estadual de Florestas em Arinos, à Polícia Militar em Arinos e à Câmara Municipal de Vereadores pelo apoio para a realização do evento.

Fazem parte da comissão organizadora da III Semana do Meio Ambiente os professores: Reginaldo Proque, Hilton Lopes Galvão e Inácio Barbosa Borges.