Portal IFNMG - Visitas Técnicas em Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Visitas Técnicas em Januária

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Quinta, 26 de Maio de 2011, 14h38

Alunos do curso Técnico em Agropecuária no setor Laticínios no campus Januária

Alunos do curso Técnico em Agropecuária no setor de Laticínios no campus Januária

Alunos do Curso técnico em agropecuária subseqüente e superior realizaram, entre os dias 20 e 22 de maio, visitas técnicas ao Campus Januária e que incluiu visitação externa as unidades beneficiadoras de rapadura e de cachaça, modelo artesanal e industrial e, ainda, a uma fazenda produtora e beneficiadora de banana.

Após parada para visita a unidade de conservação do IEF, em Pandeiros Durante os alunos acompanhados pelo Professor Hilton Galvão, foram para o Laticínio, onde a Professora Geralda, responsável pelo setor, apresentou a unidade de processamento de leite e houve a realização de aula prática de teste de amostragem do leite, pasteurização, produção de queijo e iogurte.

O técnico agrícola Fernando ministrou aula sobre apicultura, cunicultura, avicultura de postura e Hidroponia.Logo após a aula prática, os alunos seguiram para visita às unidades de processamento de cachaça e rapadura, onde tiveram a oportunidade de conhecer uma unidade artesanal e outra unidade industrial.
Acompanhados pelos Professores Sebastião Henrique e Alisson Macendo, os alunos conheceram a Fazenda Triunfo, grande produtora de banana em Pedra Maria da Cruz.

Professor Alisson com os alunos na Estação de Climatologia

O Professor Sebastião, com a companhia do técnico agrícola Rilson, Gerente responsável pela Fazenda, apresentou os sistemas de produção, pragas e doenças, colheita, transporte, beneficiamento e expedição da banana. O Professor Alisson conduziu aula na Estação Climatológica da Fazenda e em seguida, junto ao Tecnólogo em Irrigação e Drenagem da Fazenda, José Roberto, apresentou o moderno sistema de irrigação localizada implantado na Fazenda, onde os alunos tiveram oportunidade de questionar e tirar dúvidas relacionadas ao funcionamento do sistema.

Ainda no sábado, pela tarde, os alunos tiveram a companhia do Professor Eduardo e do Estudante do curso superior de Agronomia, Ygor, do Campus Januária, para visita às Instalações zootécnicas do Campus.