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Diretoria de Desenvolvimento Institucional

Última atualização em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 16h55

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI)  é a unidade administrativa que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de desenvolvimento e a articulação entre as pró-reitorias e os campi, visando à melhoria da gestão pedagógica e administrativa do IFNMG. A DDI vincula-se diretamente ao(à) reitor(a) e tem, entre outras, as seguintes responsabilidades:

  • atuar no planejamento estratégico da Instituição, com vistas à definição das prioridades de desenvolvimento dos campi, campi avançados e Centro de Referência em Formação e Educação a Distância;
  • articular a atuação da Reitoria com os campi, campi avançados e Centro de Referência em Formação e Educação a Distância;
  • atuar no planejamento das políticas institucionais, executando os planos estratégicos;
  • colaborar com a Reitoria na promoção de equidade institucional entre os campi, campi avançados e Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, quanto aos planos de investimentos;
  • propor alternativas organizacionais, visando ao constante aperfeiçoamento da gestão;
  • colaborar nas estratégias de gestão da informação e do conhecimento, tecnologia da informação e planos de ação do IFNMG;
  • acompanhar e zelar pelo cumprimento das metas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • coordenar a elaboração e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • estabelecer diretrizes e coordenar a elaboração do planejamento institucional, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional;
  • revisar, organizar, documentar e publicar os procedimentos relacionados à sua área;
  • estabelecer metodologia e coordenar a elaboração do planejamento institucional, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional;
  • planejar, organizar, acompanhar as ações de planejamento institucional;
  • apoiar as atividades da Comissão Própria de Avaliação;
  • acompanhar o processo de avaliação institucional;
  • coordenar o acompanhamento do cumprimento das metas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFNMG;
  • solicitar as adequações e atualizações necessárias do Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • propor o desenvolvimento de ações, com as unidades administrativas, visando à melhoria do planejamento institucional;
  • assessorar, junto com as unidades administrativas, no estabelecimento das políticas estratégicas institucionais;
  • implementar ações, visando ao constante aprimoramento do processo de atualização de dados e informações institucionais;
  • coordenar a coleta e a sistematização de dados e informações institucionais, disponibilizando-os na forma de conhecimento;
  • coordenar o processo de elaboração e atualização das normas gerais do IFNMG;
  • acompanhar a estrutura organizacional da Reitoria e dos campi, campi avançados e Centro de Referência em Formação e Educação a Distância nos documentos regulatórios institucionais;
  • atuar, estrategicamente, com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação, para viabilizar a informatização dos processos e o desenvolvimento de sistemas específicos para o planejamento institucional;
  • avaliar e propor estudos e projetos técnicos de viabilidade e planejamento para a expansão institucional; e
  • estabelecer estratégias e coordenar programas que possibilitem meios para a captação de recursos externos junto a órgãos e instituições de fomento.

Compõe a Diretoria de Desenvolvimento Institucional a Procuradoria Educacional Institucional, que atua em processos de formalização do IFNMG junto ao Ministério da Educação (MEC) e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), a partir das seguintes atribuições: 

  • organizar e manter atualizadas as informações referentes aos indicadores de desempenho acadêmico da instituição;
  • cumprir e coordenar o cumprimento dos prazos referentes aos sistemas de informação do MEC;
  • acompanhar, com regularidade, o lançamento e atualização os dados registrados pelos campi, campi avançados e Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFNMG nos sistemas de informação do MEC;
  • acompanhar os processos de regulação (Credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Ensino Superior – IES, Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos) protocolados pelo IFNMG;
  • representar o IFNMG junto ao MEC, no que concerne às atividades de Procurador(a) Educacional Institucional;
  • fazer treinamentos para os(as) coordenadores(as) de pesquisa institucional;
  • acompanhar, no âmbito da sua atuação, a legislação educacional, normativa e regulatória, nos âmbitos federal, estadual e municipal;
  • disponibilizar informações dos sistemas do MEC ao(à) reitor(a), pró-reitores(as), diretores(as) vinculados(as) ao(à) reitor(a), diretores(as)-gerais e diretores(as) do IFNMG; e
  • gerenciar o acesso aos sistemas do MEC.
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