Portal IFNMG - Abertura do II Open Innovation IFNMG destaca importância da vinculação entre instituições de ensino, setor produtivo e sociedade em busca de soluções inovadoras Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 14 de Maio de 2024, 19h11 | Última atualização em Terça, 14 de Maio de 2024, 19h11

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 14/5, a abertura da segunda edição do Open Innovation IFNMG, encontro do ecossistema regional de inovação para estreitar os laços entre instituições de ensino e o setor produtivo e apresentar cases de sucesso e soluções inovadoras.

Estiveram presentes na cerimônia autoridades e empresários locais, dirigentes da Unimontes e servidores e estudantes dos 11 campi do Instituto AFederal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) envolvidos com pesquisa e inovação. A mesa da abertura foi composta pelo vice-prefeito de Montes Claros Guilherme Guimarães, a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), Gislayne Lopes Pinheiro, o vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira Rocha e o reitor substituto do IFNMG, professor João Leandro Cássio de Oliveira. A realização do evento é uma parceria entre o IFNMG, a ACI e a Unimontes.

Para o reitor substituto do IFNMG, o evento reforça, dentre outros pontos, a importância da relação entre instituições de ensino e empresas em geral e a necessidade de investimento robusto em ciência e tecnologia.

“Esse encontro é muito importante pra que a gente traga as empresas pra falar a mesma língua da academia, do Instituto Federal. Porque aí sim a gente consegue, pois inovação é algo muito caro. E quem faz inovação e financia num país em desenvolvimento igual ao Brasil, geralmente é o governo. E como que ele vai fazer inovação e levar para as empresas através de projetos de subvenção e da relação que liga esses dois atores? A empresa do lado, o governo do outro com recursos, e quem realiza a ligação disso são as universidades e os institutos federais”, disse João Leandro, que inclusive tem doutorado na área de inovação.

A presidente da ACI destacou que a Associação, em seus 75 anos de história, carrega uma relação bastante próxima e produtiva com as instituições de ensino, inclusive com parcerias para qualificação dos profissionais. “Embuídos desse espírito associativista, acreditamos que a pesquisa e a inovação são fundamentais para o sucesso de cada empresa e de todos os portes de segmentos”, destacou Gislayne.

O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha ressaltou a importância da união das instituições para o desenvolvimento de Montes Claros e região. “É importante que as instituições de ensino, acompanhando esse momento, qualifiquem e se preparem e preparem toda a comunidade para que a gente possa aproveitar as oportunidades para que a renda e que os recursos que aqui estão sendo aportados circulem na nossa sociedade, para que a gente possa melhorar a vida das pessoas”, disse Dalton.

PALESTRA DE ABERTURA

Durante a manhã os participantes puderam conhecer os detalhes do Parque de Inovação Tecnológico São José dos Campos (PIT) e a transformação do território para uma cidade inteligente que foi tema da palestra de abertura com o coordenador de projetos Govtech, Jean Carlo Nemanis.

Segundo Jean, o PIT foi um ator junto com a prefeitura de São José dos Campos e outros setores da sociedade para consolidar o conceito de cidade inteligente e refletir isso na vida do cidadão. “Falamos também sobre o conceito teórico, do que é uma cidade inteligente, focando principalmente sobre a lente da inteligência, que não seria nada mais do que superar desafios e conflitos e ser resiliente com esses desafios. Isso está extremamente ligado aos desafios que nós temos nos nossos centros como organização social, como cidade e também como que os gestores podem utilizar instrumentos de política pública e trazer cidades inteligentes como uma solução para esses desafios e um legado para o bem-estar social”, resumiu Jean.

A programação do Open Innovation pode ser acompanhada através do Canal oficial do IFNMG no Youtube..

Apoio

A segunda edição do Open Innovation tem o apoio do Banco do Nordeste, Governo Federal, Laboratório Santa Clara, Trajeto móveis, Cervantes, Novo Nordisk, W&W vídeos e edições, UnifipMoc Afya, Telerede, Kentro, Garcia Vídeo produções, ACI Innovation, Receita Federal, Fadetec, Fapemig e Gráfica modelo.

Confira abaixo algumas fotos da abertura:

B49A6432

B49A6399