Portal IFNMG - Bases de dados de acesso livre Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Bases de dados de acesso livre

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 08h41 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 09h06

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo integrar, em um único portal, os sitemas de informação de teses e dissertações existentes no país e disponibilizar para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que, a comunidade brasileira e internacional, possam ter em mãos a versão digital completa de teses e dissertações.

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos de interesse do Poder Legislativo. O acervo digital é variado, dividindo-se em livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

A Biblioteca Digital Paulo Freire, pertencente à Universidade Federal da Paraíba, contém um rico acervo sobre o educador Paulo Freire que inclui seus textos, livros, textos didáticos, correspondências, além de diversas críticas relacionadas com seu trabalho.

A Biblioteca Interativa Sebrae é um espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento que visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. A biblioteca possui acervo de publicações Sebrae sobre sustentabilidade, moda e inteligência de mercado.

A Biblioteca Nacional (BN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do país. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira. Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.

A Biblioteca Virtual de Artes Cênicas da UFRJ é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores de Artes Cênicas e também a espectadores, amantes do teatro, da dança, da performance e usuários em geral. Disponibiliza sites que permitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos online.

A Biblioteca Virtual de Literatura da UFRJ (BVL) é destinada a especialistas, pesquisadores, alunos e professores de Literatura e áreas correlatas, com especial atenção à literatura brasileira e demais literaturas em língua portuguesa. A BVL analisa sites quepermitem ao usuário o acesso a arquivos e acervos online.

O Dicionário de Música Popular Brasileira é mantido pelo Instituto Cultural Cravo Albin e contém informações sobre música brasileira, contando com mais de 12 mil verbetes.

O portal Domínio Público, desenvolvida pelo Ministério da Educação, disponibiliza gratuitamente cerca de 180 mil textos, além de imagens, arquivos de som e vídeo. Conta com rico acervo de publicações na área de Educação. Destaque para as obras completas de Machado de Assis e um grande acervo de poesias de Fernando Pessoa. A biblioteca possui também diversas músicas eruditas brasileiras e inúmeros textos de literatura infantil, além de documentos sobre Legislação Educacional.

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras é uma obra, em versão digital e aberta, que reúne informações sobre artes visuais, arte e tecnologia, literatura, teatro, cinema, dança e música. Conta com cerca de 8 mil verbetes, 12 mil imagens e 132 vídeos.

O Google Scholar (Acadêmico) é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite consultar trabalhos acadêmicos, jornais de universidades e artigos variados. Lançado em 2004, passou a oferecer buscas em língua portuguesa em 2006.

História das Artes é um site criado em 1998, baseado no trabalho das arte-educadoras Margaret Imbroisi e Simone Martins, concebido para ajudar na compreenção do que é Arte e como, ao longo do tempo, o ser humano registrou a sua visão dos deuses, do mundo e de si mesmo. O conteúdo está organizado em uma linha do tempo com os principais períodos da arte mundial e brasileira, desde a arte pré-histórica até a arte contemporânea.

O LexML - Rede de Informação Legislativa e Jurídica é um portal especializado em informação jurídica e legislativa que reúne leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de lei entre outros documentos, nas tres esferas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O LivRe - Revista de Livre Acesso é o portal que facilita a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos, publicados em todas as áreas do conhecimento humano, em acesso livre na Internet. Acervo com cerca de 7 mil títulos.

O oasisbr - Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível realizar buscas nas seguintes fontes de informação: bibliotecas digitais de teses e dissertações, repositórios institucionais, revistas eletrônicas e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP.

O Portal Brasil Memória das Artes, organizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), reúne conteúdos sobre alguns dos principais representantes brasileiros das artes plásticas, cênicas e música.

O Portal do Livro Aberto em CT & I é um serviço do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Assegurando os direitos de autoria, o Portal visa contribuir para dar visibilidade à publicação oficial brasileira, conforme os preceitos do Manifesto de Acesso Aberto do IBICT, com vista à democratização do acesso à informação pública.

Repositórios Brasileiros de Acesso Aberto (IBICT) Contém publicações científicas de grandes instituições brasileiras. 

A SciELo (Scientific Eletronic Library Online) é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, dando acesso a artigos em texto completo. A SciELo é o resultado de um projeto de pesquisa da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página