Portal IFNMG - Produtos e Serviços Ir direto para menu de acessibilidade.

Produtos e Serviços

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 08h34 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 08h38

CONSULTA AO ACERVO

O Software Gnuteca, sistema de gerenciamento do acervo bibliográfico, disponibiliza a consulta aos acervos das bibliotecas integrantes do SIBI. Os acervos são abertos ao público em geral para consulta e pesquisa.

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

Disponível à toda comunidade do IFNMG, são emprestados os materiais constantes nos acervos das bibliotecas do SIBI. A quantidade de materiais e os prazos de empréstimo variam de acordo com o regulamento interno da biblioteca de cada campus.

RENOVAÇÃO E RESERVA ON-LINE

A renovação poderá ser efetuada via página Gnuteca, desde que não haja reserva para os materiais. O número de renovações on-line é definido por cada biblioteca do sistema. A reserva de materiais poderá ser solicitada através da página do Gnuteca, pelos usuários do sistema, devidamente habilitados.

AMBIENTES DE ESTUDO

As bibliotecas dispõem de espaços destinados ao estudo individual ou em grupo, em cabines, mesas e/ou salas.

ACESSO LIVRE À INTERNET

As bibliotecas oferecem espaços de acesso à internet para uso dos discentes na realização de pesquisas acadêmicas e/ou consulta ao catálogo on-line. Consulte a biblioteca do seu campus para maiores informações.

WI-FI

Rede de internet sem fio (wireless) nos ambientes de estudo da biblioteca. Consulte sua biblioteca sobre a disponibilidade do serviço.

CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS

Oferecida à comunidade acadêmica para a utilização adequada e eficiente das bases de dados e acervos digitais disponibilizados pelo SIBI, tais como: Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Virtual Universitária (Pearson), assim como outros recursos disponíveis.

DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA (CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS)

Documento emitido pelas bibliotecas, atestando que o usuário não possui pendências em seu cadastro.

PERIÓDICOS DA CAPES

O Portal conta com mais de 49 mil periódicos com texto completo e 455 bases de dados de conteúdos diversos, como referências, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência. O Portal disponibiliza conteúdo gratuito, acessível a qualquer usuário e conteúdo assinado através da Rede CAFe, disponível às instituições integrantes da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), da qual o IFNMG faz parte. O serviço de acesso remoto ao Portal é provido pelo IFNMG.

BIBLIOTECA VIRTUAL PEARSON

Acervo digital que pode ser acessado por meio de login no Sistema Acadêmico Cajuí. Todas as funcionalidades da BVU para desktop estão disponíveis em tablets e smartphones, tais como: montar estantes de livros, fazer anotações eletrônicas, dentre outras. Para usufruir de todos os benefícios das versões tablet e smartphone da BVU, o usuário deve seguir as instruções no próprio site da BVU.

TARGET GED WEB

Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios, que permite aos usuários conectados à internet, pesquisar, visualizar, imprimir e controlar Normas Técnicas Brasileiras, Mercosul, Estrangeiras, Internacionais e outros documentos corporativos de seu acervo técnico. Todos os nossos alunos podem acessar este conteúdo por meio de login no Sistema Acadêmico Cajuí.

registrado em: ,