Portal IFNMG - Educação a distância Ir direto para menu de acessibilidade.

Educação a distância

Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2011, 10h17 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2015, 09h41

A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino e aprendizagem em que a mediação entre o professor, os estudantes e o conteúdo é feita por alguma tecnologia e as atividades educativas são desenvolvidas em lugares e tempos diversos. Diferentemente do modelo presencial clássico, a escola deixa de ser um espaço fechado e privilegiado, abrindo as portas para a expansão e interiorização das ações da instituição. A educação a distância (EAD) constitui-se como um dos mais importantes instrumentos de difusão do conhecimento, sendo, portanto, uma estratégia de ampliação das possibilidades de democratização do acesso à educação.

Mediada por diferentes tecnologias, principalmente as digitais, a educação a distância permite aos estudantes se envolverem em situações de ensino/aprendizagem em espaços e tempos que não compartilham fisicamente, mas que atendem às suas necessidades e possibilidades, contribuindo, assim, para a garantia do direito à educação e ao exercício da cidadania.

A metodologia de ensino do curso na modalidade a distância faz uso das novas tecnologias de informação e comunicação – NTICs – para garantir a interação professor/aluno e tutor/aluno. A infraestrutura educacional é composta pela infraestrutura de tecnologia dos polos, como laboratórios de informática com acesso à Internet, laboratórios didáticos, espaços administrativos e de estudo que garantem ao aluno as condições necessárias para desenvolver as atividades acadêmicas do curso.

Assim, a formação a distância que se pretende desenvolver vincula-se à autoformação compartilhada, ao desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia intelectual numa perspectiva reflexivo-investigativa. Portanto, fundamenta-se em uma proposta de educação mais aberta e flexível, que leve em consideração o contexto sociocultural e as diversidades dos estudantes, concebidos como agentes do processo de aprendizagem e da construção do conhecimento.

Desse modo, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, consoante a sua missão e compromisso com o desenvolvimento da região e do país, almeja contribuir para a melhoria da educação técnica de nível médio e, para isso, adota e fortalece a educação da distância como uma das alternativas para potencializar suas ações, no sentido de ampliar o acesso de jovens e adultos à educação profissional.

registrado em: ,,