Programação do V Encontro de Ensino do IFNMG - 2018 - Diamantina
HORÁRIO | ATIVIDADE | LOCAL | |
---|---|---|---|
15/05/2018 Terça-feira |
7h às 8h | CREDENCIAMENTO - Assessoria Pedagógica | Auditório da UEMG |
8h às 10h | I Encontro da Assessoria Pedagógica | ||
Colégio de Dirigentes do IFNMG - CODIR | Auditório do IFNMG/CampusDiamantina | ||
10h às 10:20h | Intervalo para o Lanche | Espaço JK | |
10:20h às 12h | I Encontro da Assessoria Pedagógica | Auditório da UEMG | |
Colégio de Dirigentes do IFNMG - CODIR | Auditório do IFNMG/CampusDiamantina | ||
12h às 14h | Intervalo para o almoço | ||
14h às 15:30h | I Encontro da Assessoria Pedagógica | Auditório da UEMG | |
Colégio de Dirigentes do IFNMG - CODIR | Auditório do IFNMG/CampusDiamantina | ||
15:30h às 15:50h | Intervalo para o Lanche | Espaço JK | |
15:50h às 16:30h | I Encontro da Assessoria Pedagógica | Auditório da UEMG | |
Colégio de Dirigentes do IFNMG - CODIR | Auditório do IFNMG/CampusDiamantina | ||
17h às 18h30 | CREDENCIAMENTO - Encontro do Ensino | Anfiteatro da UFVJM | |
18h30 às 20h | ABERTURA OFICIAL DO EVENTO | ||
20h às 22h | CONFERÊNCIA DE ABERTURA - Prof. Dr. Dante Henrique Moura – IFRN | ||
HORÁRIO | ATIVIDADE | LOCAL | |
16/05/2018 Quarta-feira |
8h às 10h | Grupos de Trabalho - GT s | |
GT 1 | UFVJM - Sala 6 | ||
GT2 | UFVJM - Sala 7 | ||
GT3 | UFVJM - Sala 11 | ||
GT 4 | UFVJM - Sala 16 | ||
GT 5 | UFVJM - Sala 29 | ||
GT6 | UFVJM - Sala 35 | ||
GT7 | UEMG - Sala 7 | ||
GT8 | UEMG - Auditório | ||
GT9 | UEMG - Sala 10 | ||
GT 10 | UEMG - Sala 12 | ||
10h às 10:20h | Intervalo para Lanche | Espaço JK | |
10:20h às 12h | Cotinuação dos trabalhos dos GTs | Mesmos espaços que ocorreram pela manhã | |
12h às 14h | Intervalo para almoço | ||
14h às 17h30h | Continuação dos trabalhos dos GTs | Mesmos espaços que ocorreram pela manhã | |
15:30h às 15:50h | Intervalo para Lanche | Espaço JK | |
17h30 às 18h30 | Construção da Carta de Diamantina | Salas de aula 6 - UFVJM | |
HORÁRIO | ATIVIDADE | LOCAL | |
17/05/2018 Quinta-feira |
8h às 10h | Ensino Inovador: Caminhos Trilhados pelo IFNMG - Campus Diamantina | Anfiteatro da UFVJM |
10h às 10h20 | Intervalo para lanche | Espaço JK | |
10:20 às 12:00 | I Simpósio de Práticas Inovadoras - Apresentação dos campi | Anfiteatro da UFVJM | |
12h às 14h | Intervalo para o almoço | ||
14h às 17h | I Simpósio de Práticas Inovadoras - Apresentação dos campi | Anfiteatro da UFVJM | |
15:30h às 15h50 | Intervalo para o lanche | Espaço JK | |
17h às 18h30 | Leitura da Carta de Diamantina aos Dirigentes do IFNMG. | Anfiteatro da UFVJM | |
18h30 às 19h30 | ENCERRAMENTO OFICIAL DO EVENTO |
DESCRIÇÕES PARA OS GRUPOS DE TRABALHO |
ESTRUTURA METODOLÓGICA |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS |
GT1: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR? (Cursos Técnicos Integrados) 1 – Revisar os PPC’s dos cursos Técnicos Integrados, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária. 2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos. 3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice. 4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores. 5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros). |
Motivador: Prof. Júnio Jaber Coordenador: Prof. Leonardo Palhares Relator: Aneuzimira |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador (40 minutos); - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da carta de Diamantina; - Explanação dos resultados. |
GT2: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR? (Cursos Técnicos Integrados) 1 – Revisar os PPC’s dos cursos Técnicos Integrados, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária. 2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos. 3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice. 4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores. 5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros). |
Motivador: Prof. Júnio Jaber Coordenador: Prof. Carlos Manoel Relatora: Prof.ª. Helane Patrícia |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador (40 minutos); - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da carta de Diamantina; - Explanação dos resultados. |
GT3: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR? (Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes) 1 – Revisar os PPC’s dos cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária. 2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos. 3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice. 4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores. 5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros). |
Motivador: Prof.ª Juliana de Almeida Coordenador: Thiago Miranda Relator: Francine da Conceição |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador (40 minutos); - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da carta de Diamantina; - Explanação dos resultados |
GT4: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR? (Cursos de Licenciatura) 1 – Revisar os PPC’s dos Cursos de Licenciatura, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária. 2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos. 3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice. 4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores. 5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros). |
Motivador: Prof.ª. Maria Aparecida Colares Coordenador: Prof.ª Wânia Silvinha Relator: Profª. Ivy Monteiro |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador (40 minutos); - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da carta de Diamantina; - Explanação dos resultados. |
GT5: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR? (Cursos de Tecnologia) 1 – Revisar os PPC’s dos cursos de Tecnologia numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária. 2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos. 3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice. 4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores. 5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros). |
Motivador: Prof. João Leandro Cássio Coordenador: Prof. Pedro Paulo Brito Relator: Prof.ª Flávia Reis |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador; (40 minutos). - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da carta de Diamantina; - Explanação dos resultados. |
GT6: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR? (Cursos Bacharelado) 1 – Revisar os PPC’s dos Cursos Bacharelado, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária. 2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos. 3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice. 4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores. 5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros). |
Motivador: Prof.ª Hellen Vivian Coordenador: Prof.º Adriano Antunes Relator: Profº Guilherme Mendes |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador; (40 minutos). - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da carta de Diamantina; - Explanação dos resultados. |
GT7: COMO ESCOLHER O CURSO CERTO? 1 – Institucionalizar um evento anual de Mostra de Profissões como exemplo do “IF Portas Abertas”. 2 – Capacitar os membros da Comissão de Divulgação dos Processos Seletivos para conhecerem as características dos cursos, destacando o perfil do egresso, mercado de trabalho e área de atuação. 3 – Produzir material audiovisual para cada curso ofertado no Campus. 4 – Criar/fortalecer a Comissão Permanente, por campus, responsável pela semana de Integração e Recepção Discente. |
Motivador: Bráulio Siffert Coordenador: Prof. Irã Pinheiro Relator: Prof.ª Roberta Matos |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador; (40 minutos). - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da carta de Diamantina; - Explanação dos resultados. |
GT8: COMO ACOLHER PARA PERMANECER? 1 – Criar instrumentos de avaliação diagnóstica para as turmas ingressantes. 2 – Criar/reestruturar Programas de Monitoria e Tutorias, e respectivo relatório de acompanhamento. 3 – Viabilizar Projetos de Extensão como exemplos Pré-Enem e Pré-Vestibular comunitário. 4 – Criar estratégias para incentivar e acompanhar o atendimento dos docentes aos discentes. |
Motivador: Prof.ª Tânia Mares Coordenador: Prof. Wallace Trindade Relator: Maurício Ravel |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador; (40 minutos). - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da carta de Diamantina; - Explanação dos resultados. |
GT 09: DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO DO ALUNO À VIDA ESCOLAR 1 - Estabelecer estratégias de acompanhamento de professores junto aos discentes. 2 – Criar material audiovisual e institucional que trate da estrutura e funcionamento do Campus para o estudante. 3 – Ampliar o acompanhamento do psicólogo, tendo em vista ações que visam combater bullying, depressão, auto extermínio e auto sabotagem. |
Motivador: Tânia Mares Coordenador: Prof. Vitor Hugo Relator: Prof. Maycon Luiz |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador; (40 minutos). - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da carta de Diamantina; - Explanação dos resultados. |
GT 10: POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 1 – Monitorar os estudantes contemplados pela Assistência Estudantil. 2 – Implementar em todos os campi do IFNMG o plantão de atendimento para equacionar dúvidas sobre o processo de Assistência Estudantil. (Exemplo de ação: Instituir comissão de apoio e orientação discente (análise prévia de documentos). 3 – Ampliar a divulgação do programa de Assistência Estudantil. 4 – Aprimorar os procedimentos de gerenciamento da assistência estudantil. 5 – Implementar em todos campi proposta de visita domiciliar aos alunos contemplados pela Assistência Estudantil (por amostragem) 6 – Criar mecanismos de controle (ouvidoria), específico para a Assistência Estudantil 7– Articular as equipes multidisciplinares dos campi para acolhida/orientação dos estudantes. |
Motivador: Simone Gomes Coordenador: Prof.ª Juliana Nogueira Relator: Prof. Emanoelito |
- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento. - Palestra do Motivador; (40 minutos). - Construção do Plano de Ação; - Elaboração da Carta de Diamantina; - Explanação dos resultados. |
I SIMPÓSIO DE PRÁTICAS INOVADORAS |
Apresentação dos Campi: - Almenara - Araçuaí - Arinos - Diamantina - Janaúba - Januária - Montes Claros - Pirapora - Porteirinha - Salinas - Teófilo Otoni. |
Programação dos Grupos de Trabalho
POSSÍVEIS AÇÕES PARA OS GTs DE 1 A 7
1 – Criar planilhas no Google Docs para avaliação das disciplinas.
2 – Realizar reunião semestral entre docentes e assessoria pedagógica.
3 – Realização de minicurso, pelo núcleo pedagógico, de práticas didático-pedagógicas
POSSÍVEIS AÇÕES PARA O GT7
1 – Mostrar perspectivas da profissão para os ingressantes, com depoimentos dos egressos e outros profissionais da área.
2 – Realizar uma Mostra de Profissões integrada com Feira de Ciências/Cultural para a comunidade externa.
3 – Elaborar material gráfico por Campus, detalhando melhor seus cursos e seus processos de ingresso.
4 – Buscar meios de divulgação mais abrangentes tais como: TV, rádio, outdoors, etc. Realizar ações de divulgação
POSSÍVEIS AÇÕES PARA O GT10
1 - Implementar em todos os campi do IFNMG o plantão de atendimento para equacionar dúvidas sobre o processo de Assistência Estudantil. Instituir comissão de apoio e orientação discente (análise prévia de documentos).
Redes Sociais