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Programação do V Encontro de Ensino do IFNMG - 2018 - Diamantina

Última atualização em Quinta, 03 de Maio de 2018, 17h01
 HORÁRIOATIVIDADELOCAL

15/05/2018

Terça-feira 

7h às 8h CREDENCIAMENTO - Assessoria Pedagógica Auditório da UEMG 
8h às 10h I Encontro da Assessoria Pedagógica
Colégio de Dirigentes do IFNMG - CODIR Auditório do IFNMG/CampusDiamantina
10h às 10:20h Intervalo para o Lanche  Espaço JK
10:20h às 12h I Encontro da Assessoria Pedagógica Auditório da UEMG
Colégio de Dirigentes do IFNMG - CODIR Auditório do IFNMG/CampusDiamantina
12h às 14h Intervalo para o almoço  
14h às 15:30h I Encontro da Assessoria Pedagógica Auditório da UEMG
Colégio de Dirigentes do IFNMG - CODIR Auditório do IFNMG/CampusDiamantina
15:30h às 15:50h Intervalo para o Lanche Espaço JK
15:50h às 16:30h I Encontro da Assessoria Pedagógica Auditório da UEMG
Colégio de Dirigentes do IFNMG - CODIR Auditório do IFNMG/CampusDiamantina
17h às 18h30 CREDENCIAMENTO - Encontro do Ensino Anfiteatro da UFVJM
18h30 às 20h ABERTURA OFICIAL DO EVENTO
20h às 22h CONFERÊNCIA DE ABERTURA - Prof. Dr. Dante Henrique Moura – IFRN
  HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL

16/05/2018

Quarta-feira

8h às 10h Grupos de Trabalho - GT s  
GT 1 UFVJM - Sala 6
GT2 UFVJM - Sala 7
GT3 UFVJM - Sala 11
GT 4 UFVJM - Sala 16
GT 5 UFVJM - Sala 29
GT6 UFVJM - Sala 35
GT7 UEMG - Sala 7
GT8 UEMG - Auditório
GT9 UEMG - Sala 10
GT 10 UEMG - Sala 12
10h às 10:20h Intervalo para Lanche Espaço JK
10:20h às 12h Cotinuação dos trabalhos dos GTs Mesmos espaços que ocorreram pela manhã
12h às 14h Intervalo para almoço  
14h às 17h30h  Continuação dos trabalhos dos GTs Mesmos espaços que ocorreram pela manhã
15:30h às 15:50h Intervalo para Lanche Espaço JK
17h30 às 18h30 Construção da Carta de Diamantina Salas de aula 6 - UFVJM
  HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL

17/05/2018

Quinta-feira

8h às 10h Ensino Inovador: Caminhos Trilhados pelo IFNMG - Campus Diamantina Anfiteatro da UFVJM
10h às 10h20 Intervalo para lanche Espaço JK
10:20 às 12:00 I Simpósio de Práticas Inovadoras - Apresentação dos campi Anfiteatro da UFVJM
12h às 14h Intervalo para o almoço  
14h às 17h I Simpósio de Práticas Inovadoras - Apresentação dos  campi Anfiteatro da UFVJM
15:30h às 15h50 Intervalo para o lanche Espaço JK
17h às 18h30 Leitura da Carta de Diamantina aos Dirigentes do IFNMG. Anfiteatro da UFVJM
18h30 às 19h30 ENCERRAMENTO OFICIAL DO EVENTO

mapa programaçao encontro do ensino

DESCRIÇÕES PARA OS GRUPOS DE TRABALHO

ESTRUTURA METODOLÓGICA

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

GT1: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR?

(Cursos Técnicos Integrados)

1 – Revisar os PPC’s dos cursos Técnicos Integrados, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária.

2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos.

3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice.

4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores.

5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros).

Motivador: Prof. Júnio Jaber

Coordenador: Prof. Leonardo Palhares

Relator: Aneuzimira

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador

(40 minutos);

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

GT2: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR?

(Cursos Técnicos Integrados)

1 – Revisar os PPC’s dos cursos Técnicos Integrados, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária.

2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos.

3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice.

4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores.

5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros).

Motivador: Prof. Júnio Jaber

Coordenador: Prof. Carlos Manoel

Relatora: Prof.ª. Helane Patrícia

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador

(40 minutos);

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

GT3: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR?

(Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes)

1 – Revisar os PPC’s dos cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária.

2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos.

3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice.

4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores.

5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros).

Motivador: Prof.ª Juliana de Almeida

Coordenador: Thiago Miranda

Relator: Francine da Conceição

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador

(40 minutos);

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados

GT4: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR?

(Cursos de Licenciatura)

1 – Revisar os PPC’s dos Cursos de Licenciatura, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária.

2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos.

3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice.

4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores.

5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros).

Motivador: Prof.ª. Maria Aparecida Colares

Coordenador: Prof.ª Wânia Silvinha

Relator: Profª. Ivy Monteiro

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador

(40 minutos);

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

GT5: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR?

(Cursos de Tecnologia)

1 – Revisar os PPC’s dos cursos de Tecnologia numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária.

2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos.

3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice.

4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores.

5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros).

Motivador: Prof. João Leandro Cássio

Coordenador: Prof. Pedro Paulo Brito

Relator: Prof.ª Flávia Reis

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador;

(40 minutos).

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

GT6: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR?

(Cursos Bacharelado)

1 – Revisar os PPC’s dos Cursos Bacharelado, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária.

2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos.

3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice.

4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores.

5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros).

Motivador: Prof.ª Hellen Vivian

Coordenador: Prof.º Adriano Antunes

Relator: Profº Guilherme Mendes

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador;

(40 minutos).

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

GT7: COMO ESCOLHER O CURSO CERTO?

1 – Institucionalizar um evento anual de Mostra de Profissões como exemplo do “IF Portas Abertas”.

2 – Capacitar os membros da Comissão de Divulgação dos Processos Seletivos para conhecerem as características dos cursos, destacando o perfil do egresso, mercado de trabalho e área de atuação.

3 – Produzir material audiovisual para cada curso ofertado no Campus.

4 – Criar/fortalecer a Comissão Permanente, por campus, responsável pela semana de Integração e Recepção Discente.

Motivador: Bráulio Siffert

Coordenador: Prof. Irã Pinheiro

Relator: Prof.ª Roberta Matos

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador;

(40 minutos).

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

GT8: COMO ACOLHER PARA PERMANECER?

1 – Criar instrumentos de avaliação diagnóstica para as turmas ingressantes.

2 – Criar/reestruturar Programas de Monitoria e Tutorias, e respectivo relatório de acompanhamento.

3 – Viabilizar Projetos de Extensão como exemplos Pré-Enem e Pré-Vestibular comunitário.

4 – Criar estratégias para incentivar e acompanhar o atendimento dos docentes aos discentes.

Motivador: Prof.ª Tânia Mares

Coordenador: Prof. Wallace Trindade

Relator: Maurício Ravel

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador;

(40 minutos).

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

GT 09: DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO DO ALUNO À VIDA ESCOLAR 

1 - Estabelecer estratégias de acompanhamento de professores junto aos discentes.

2 – Criar material audiovisual e institucional que trate da estrutura e funcionamento do Campus para o estudante.

3 – Ampliar o acompanhamento do psicólogo, tendo em vista ações que visam combater bullying, depressão, auto extermínio e auto sabotagem.

Motivador: Tânia Mares

Coordenador: Prof. Vitor Hugo

Relator: Prof. Maycon Luiz

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador;

(40 minutos).

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

GT 10: POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

1 – Monitorar os estudantes contemplados pela Assistência Estudantil.

2 – Implementar em todos os campi do IFNMG o plantão de atendimento para equacionar dúvidas sobre o processo de Assistência Estudantil. (Exemplo de ação: Instituir comissão de apoio e orientação discente (análise prévia de documentos).

3 – Ampliar a divulgação do programa de Assistência Estudantil.

4 – Aprimorar os procedimentos de gerenciamento da assistência estudantil.

5 – Implementar em todos campi proposta de visita domiciliar aos alunos contemplados pela Assistência Estudantil (por amostragem)

6 – Criar mecanismos de controle (ouvidoria), específico para a Assistência Estudantil

7– Articular as equipes multidisciplinares dos campi para acolhida/orientação dos estudantes.

Motivador: Simone Gomes

Coordenador: Prof.ª Juliana Nogueira

Relator: Prof. Emanoelito

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador;

(40 minutos).

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da Carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

I SIMPÓSIO DE PRÁTICAS INOVADORAS

Apresentação dos Campi:

- Almenara

- Araçuaí

- Arinos

- Diamantina

- Janaúba

- Januária

- Montes Claros

- Pirapora

- Porteirinha

- Salinas

- Teófilo Otoni.

 

 Programação dos Grupos de Trabalho

POSSÍVEIS AÇÕES PARA OS GTs DE 1 A 7

1 – Criar planilhas no Google Docs para avaliação das disciplinas.

2 – Realizar reunião semestral entre docentes e assessoria pedagógica.

3 – Realização de minicurso, pelo núcleo pedagógico, de práticas didático-pedagógicas

POSSÍVEIS AÇÕES PARA O GT7

1 – Mostrar perspectivas da profissão para os ingressantes, com depoimentos dos egressos e outros profissionais da área.

2 – Realizar uma Mostra de Profissões integrada com Feira de Ciências/Cultural para a comunidade externa.

3 – Elaborar material gráfico por Campus, detalhando melhor seus cursos e seus processos de ingresso.

4 – Buscar meios de divulgação mais abrangentes tais como: TV, rádio, outdoors, etc. Realizar ações de divulgação

POSSÍVEIS AÇÕES PARA O GT10

1 - Implementar em todos os campi do IFNMG o plantão de atendimento para equacionar dúvidas sobre o processo de Assistência Estudantil. Instituir comissão de apoio e orientação discente (análise prévia de documentos).

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