Portal IFNMG - Outras Ações de Pós-Graduação Ir direto para menu de acessibilidade.

Outras Ações de Pós-Graduação

Publicado: Quarta, 05 de Janeiro de 2011, 17h44 | Última atualização em Quinta, 04 de Outubro de 2018, 17h07

Os cursos de pós-graduação classificam-se em lato sensu (cursos de especialização) e stricto sensu (cursos de mestrado e doutorado). Enquanto a primeira modalidade busca complementar a formação profissional obtida durante a graduação, a segunda objetiva a formação de profissionais altamente qualificados, para atuação no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico.

Para o desenvolvimento das ações relativas à Pós-graduação, a Proppi vem atuando em diversas frentes, dentre as quais destacamos:

I) Incentivo à qualificação dos servidores:
PBQS 2
a) Programa de Bolsas para Qualificação de Servidores (PBQS): o programa é uma ação conjunta da Proppi com os Campi/Reitoria, e visa estimular/apoiar a formação dos servidores do quadro efetivo do IFNMG em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, através da concessão de bolsas de estudo.

Para mais informações sobre o PBQS, clique aqui.

b) Convênio IFNMG/UFVJM:
O convênio IFNMG/UFVJM tem por objetivo qualificar 20 (vinte) servidores do IFNMG no curso de Mestrado Profissional em Educação ofertado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O curso tem como área de concentração: Educação e Gestão de Instituições Educacionais.

c) Dinter em Ciências Biológicas com a UFOP:
O IFNMG através da Proppi, juntamente com o Campus Salinas, aprovou, pela segunda vez, proposta de doutorado interinstitucional (Dinter) em Ciências Biológicas em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

d) Programa de Formação Doutoral Docente - Prodoutoral:
O IFNMG através da Proppi obteve da Capes uma cota de 4 (quatro) bolsas de doutorado e 4 (quatro) auxílios moradia dentro do Programa Prodoutoral/Capes.

e) Convênio IFNMG/UFBA: O convênio IFNMG/UFBA tem por objetivo qualificar servidores do IFNMG no Curso "Mestrado Profissional em Administração" do Núcleo de Pós-graduação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. O convênio foi renovado em 2018, para a segunda turma, com a oferta de 15 vagas. Os discentes do primeiro convênio já concluíram o curso.

II) Implantação de Programas Próprios de Pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado:

a) Programa de Mestrado Profissional em Medicina Veterinária:  é o primeiro curso próprio de pós-graduação stricto sensu implantado pelo IFNMG. É fruto do trabalho conjunto da Proppi e dos vários Campi. As áreas de concentração do curso são Reprodução e nutrição animal. As aulas do curso estão ocorrendo no Campus Salinas.

Para saber mais, clique aqui para visitar a página do Programa de Pós-Graduação em Medicina Vaterinária.

b) Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica: é o segundo curso próprio de pós-graduação stricto sensu implantado pelo IFNMG. Este curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e é oferecido em rede nacional, junto a 36 (trinta e seis) instituições credenciadas. As aulas do curso estão ocorrendo no Campus Montes Claros.

III) Cursos de Pós-graduação lato sensu:

Estão sendo desenvolvidas ações conjuntas da PROPPI com a Diretoria de Ensino à Distância no sentido de ampliar a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pelo IFNMG.

Para mais informações consulte:

- pdf Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduacao Lato Sensu novo

- pdf Resolução CONSUP n° 19/2017 - Aprova o Reg. Geral dos Cursos de Pós-Graduacao Lato Sensu novo

PPGVET

registrado em: ,