Portal IFNMG - Bacharelado em Medicina Veterinária Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 08h53 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 10h16

Bacharelado em Medicina Veterinária

O curso de graduação em Medicina Veterinária tem como objetivo geral a formação de profissionais e cidadãos, científica e tecnicamente capacitados para atuar nas áreas de sanidade animal, saúde pública, produção animal e tecnologia e inspeção de produtos de origem animal. Através de uma formação tecnológica, complementar e humanística, espera-se que os egressos busquem formação permanente e sejam capazes de planejar, executar e administrar atividades veterinárias e zootécnicas que sejam socialmente justas, economicamente sustentáveis e respeitem o comportamento e o bem-estar animal.

- Nome do curso: Bacharelado em Medicina Veterinária
- Modalidade: Bacharelado - Presencial
- Tipo: Superior
- Habilitação: Médico Veterinário
- Ano de implantação: 2011
- Ato de autorização: Resolução CS nº 05, de 24 de setembro de 2010.
- Total de vagas ofertadas anualmente: 36 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 36 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50% pelo Vestibular e 50% pelo SISU
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: Diurno
- Tempo para integralização do curso:  Limite Mínimo 5 anos / 10 semestres e Limite Máximo 7,5 anos
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Nota do ENADE (2016): 3. Nota avaliação do MEC:

PDF [23/04/2015] - Relatório Avaliação INEP - 2015

PDF Relatório do Curso - ENADE - SINAES - 2016

PDF [24/09/2020] - Resolução CS nº 05/2020 - Autorização para Implantação do Curso

PDF [02/03/2018] - Portaria nº 136-2018 - Renovação Reconhecimento do Curso

PDF [23/12/2015] - Portaria nº 1035-2015 - Reconhecimento do Curso

Perfil do egresso

Os discentes formados no Curso de Medicina Veterinária do IFNMG - Campus Salinas serão Médicos Veterinários com um perfil profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente.

Terão conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial, além de capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.

O Curso de Graduação em Medicina Veterinária deve fornecer ferramentas para desenvolvimento das competências e habilidades gerais de profissional de saúde ao seu egresso conforme estabelecido pelas diretrizes curriculares aprovadas em 15/08/2019 pelo CES/CNE.

Projeto Pedagógico do Curso

PDF [23/02/2023] - Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2019 aprovado em 2022

PDF [05/02/2020] - Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2019

PDF [04/04/2019] - Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2017 - Atualização 05-04-2019

PDF [11/06/2018] - Projeto Pedagógico do Curso – PPC

Matriz Curricular

PDF [08-05-2020] - Matriz Curricular do Curso 2019

PDF Matriz Curricular do Curso

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Consulte os horários do curso

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE

Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.

Informações sobre o NDE

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Assistência Estudantil

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Conheça as possibilidades de ingresso