Portal IFNMG - Técnico em Edificações - Concomitante/Subsequente Ir direto para menu de acessibilidade.

Técnico em Edificações - Concomitante/Subsequente

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 08h51 | Última atualização em Quarta, 24 de Janeiro de 2024, 19h40

BANNER TEC EDIFICACOES

O curso técnico em edificações do IFNMG - Câmpus Januária, tem como objetivo Preparar profissionais de nível médio capacitados para projetar e acompanhar obras, de acordo com os procedimentos legais, qualificando para supervisionar a execução de sistemas construtivos, participar do controle tecnológico de métodos e materiais, propondo alternativas para planejamento da obra e orçamentos necessários, cumprindo a legislação específica de saúde e segurança do trabalho visando a melhor solução para ocupação do solo, tendo por premissa o respeito e a preservação ambiental.

- Nome do curso: Técnico em Edificações
- Modalidade: Presencial; profissionalizante
- Tipo: Concomitante; Subsequente
- Habilitação: Técnico em Edificações
- Ano de implantação: 2015
- Ato de autorização:
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40
- Número de vagas ofertadas por turma: 40
- Formas de acesso: Processo Seletivo
- Número de vagas disponibilizadas: 100% Processo Seletivo
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: (Diurno/Noturno)
- Tempo para integralização do curso: Mínimo de 4 semestres; máximo de 8 semestres
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: (Nota da avaliação in loco – SINAES; Nota do ENADE)

- Perfil do egresso

O Técnico em Edificações é um profissional de nível médio, com formação e capacitação que o habilitam a atuar em laboratórios de análise de solos e de materiais utilizados na Construção Civil; levantamentos topográficos; escritórios de projetos; levantamentos de materiais para estimativa de custo; orçamentos, obras e planejamento no setor de edificações; coordenação de equipes de trabalho; seleção e treinamento de pessoal; realização de interface entre as áreas técnica e administrativa.
O profissional acompanha o desenvolvimento dos vários projetos de edificações, além de atuar no projeto executivo de obras; na execução de obras, bem como no planejamento, implantação e controle de sistemas produtivos, visando à integração entre os setores de produção, melhoria da produtividade, da qualidade do produto e otimização do processo.
O Técnico em Edificações está apto a atuar em empresas do ramo de construção civil e/ou indústrias ligadas ao setor, em escritórios ou como prestador de serviços, nas áreas de orçamento, gerenciamento e controle, calculando custos e especificando; no controle de materiais e equipamentos; no desenvolvimento e coordenação de projetos arquitetônicos, complementares e executivos; no acompanhamento e fiscalização de obras. Presta assessoria a empresas, órgãos públicos e instituições financeiras, entre outras.

- pdf.gif - 1.03 KB Projeto Pedagógico do Curso – PPC (link para PDF)

- pdf.gif - 1.03 KB Matriz Curricular do Curso (link para PDF)

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Consulte os horários do curso

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE

Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.

Informações sobre o NDE

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Assistência Estudantil

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Conheça as possibilidades de ingresso

Estágio

Saiba mais sobre os regulamentos de estágio.