Portal IFNMG - Parceria entre Curso Cuidador Infantil IFNMG – Campus Teófilo Otoni e Espaço S Escola de Culinária rende bons frutos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Parceria entre Curso Cuidador Infantil IFNMG – Campus Teófilo Otoni e Espaço S Escola de Culinária rende bons frutos

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 15h11 | Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 15h11

Desde a 1ª edição do Curso FIC Cuidador Infantil, no 1º semestre deste ano, a nutricionista e chef Lorena Rodrigues Simões, idealizadora do Espaço S - Escola de Culinária, atua como professora colaboradora.

A mesma é co-responsável pela disciplina Alimentação e Nutrição Infantil, cuja carga horária é de 20 horas, junto com a Profª Luara Cristiane Dourado Neves.

A disciplina teve como objetivos:

  • Informar sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança e futuramente na formação dos seus hábitos alimentares;
  • Orientar e desmistificar crenças e tabus envolvidos no período da introdução alimentar;
  • Habilitar o cuidador infantil para oferecer alimentação adequada às crianças, conforme cada fase da vida;
  • Ensinar o cuidador infantil sobre a importância do seu papel como formador de opinião e de tomada de decisão pelas crianças ao se alimentar. 

Foram discutidos temas como aleitamento materno, grupos alimentares, introdução alimentar, método BLW, alimentação saudável para crianças, suplementação de sulfato ferroso e vitaminas, prevenção da obesidade em crianças, consumo de alimentos industrializados, leitura de rótulos, cardápios equilibrados, planejamento de compras e boas práticas na manipulação de alimentos.

A nutricionista, especialista em nutrição geriátrica e nutrição materno-infantil, ministra aulas e cursos relacionados no Espaço S Escola de Culinária, onde também realiza acompanhamento de gestantes e crianças.

Para a aluna Karolaine Rodrigues, esta foi uma grande oportunidade de desmistificar o conceito de alimentação saudável: “as pessoas acreditam que alimentar de maneira saudável custa caro e é restritivo, quando na verdade só precisamos dar preferência à comida de verdade, alimentos que não sejam processados ou que tenha passado por um mínimo de processamento”.

Segundo a aluna Vânia Tameirão, “as aulas mostraram a importância de resgatar nossa cultura alimentar, que anda perdida em meio aos apelos da indústria de alimentos processados”.

Greice Kelly Aguilar destaca a relevância de promovermos hábitos saudáveis junto às crianças o mais precocemente possível, “pois vimos que é nesta janela de oportunidades que a criança é mais propensa a experimentar e aceitar novos alimentos. E mais que incentivar, temos que educar pelo exemplo, sendo nós mesmos consumidores de alimentos saudáveis”.

Fim do conteúdo da página