Portal IFNMG - Estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFNMG Campus Teófilo Otoni fazem mutirão de plantio de mudas. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2016, 12h10 | Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2016, 12h10

No dia 09 de dezembro os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente orientados pelo Grupo de docentes atuantes no curso realizaram um mutirão de plantio de mudas florestais e frutíferas no campus. Essa ação visa recuperar uma área degradada no campus, atrair pássaros, minimizar a perda de solo pelo processo erosivo proporcionando assim, um ambiente mais agradável e prazeroso para a permanência no Instituto Federal.

Plantio1

Erosão do solo – Campus Teófilo Otoni

Plantio2

Vista parcial da área degradada - Campus Teófilo Otoni

Os alunos do módulo I e II puderam observar e também colocar em prática fundamentos como: preparo de solo, adubação, irrigação, escolha da espécie, cuidados no transporte. As mudas utilizadas foram produzidas no viveiro florestal do próprio campus que atende essas demandas, além de servir também para execução de projetos de extensão e pesquisa por meio da força de trabalho de bolsistas e voluntários.  Segundo a bolsista de extensão Izabela Macedo ações dessa natureza contribuem não somente para recuperar as áreas degradadas mas também, para desenvolver no âmbito escolar e social ações que conscientizam sobre as atividades afins bem como, o início de um trabalho de motivação ambiental como forma de contribuir com os desenvolvimentos político ambientais de preservação ambiental.

Plantio3

Viveiro Florestal – Campus Teófilo Otoni

Plantio4

Viveiro Florestal – Campus Teófilo Otoni

Plantio5

Transporte das mudas para o Plantio – Campus Teófilo Otoni

Plantio6

Abertura das covas - Campus Teófilo Otoni

Plantio7

Aluna do Curso TMA Laura Araújo - Campus Teófilo Otoni

Plantio8

Aluno do Curso TMA João Batista - Campus Teófilo Otoni

Plantio9

Da esquerda para a direita: Izabela Macedo, Erick Marllon, Thalita Santos, Airton Paulo, Prof Alexandre Petusk, Ana Clara, Laura Araújo, Vitória Araújo, Tiago Oliveira e Lucas Sampaio.

“Só assim, com a participação de todos, teremos a possibilidade de conhecer o meio ambiente e verificar as condições atuais  de degradação, entender como a ação antrópica atuou para que se chegasse nesse grau de degradação, além de atuar ativamente para iniciar o processo de reversão para que num futuro próximo tenhamos um  campus mais equilibrado e em direção a sustentabilidade” afirma o Professor Alexandre Petusk Filipe, Coordenador do Curso Meio Ambiente.
Agradecemos a participação efetiva dos alunos envolvidos no projeto de arborização e recuperação das áreas degradadas no Campus Teófilo Otoni.
Em 2017 novas ações virão. Contamos com a ajuda de todos para criarmos um espaço mais agradável e que tenha a sustentabilidade como objetivo maior.