Portal IFNMG - Três formandos do curso de física do Campus Salinas são aprovados em mestrado na UFLA Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 17h45 | Última atualização em Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 17h52
José Romão, David Leandro e Juliana Gonçalves começam as aulas do mestrado em março, em Lavras

A conclusão do curso de física no IFNMG – Campus Salinas ao final deste ano terá um gosto ainda mais especial para os acadêmicos David Leandro Pereira Miranda, José Romão Franca e Juliana Gonçalves Dias: os três foram aprovados no mestrado strictu sensu em Física na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e já começam as aulas em março de 2018. O resultado final foi divulgado nesta quinta-feira, dia 30 de novembro.

O processo seletivo, composto por prova aberta e análise de currículo, disponibilizou apenas 7 vagas. Ou seja, quase metade da turma será composta por egressos do IFNMG. David Leandro, a propósito, destaca que o Instituto teve participação fundamental nessa conquista. “A estrutura do Campus aqui em Salinas sempre nos atendeu muito bem, todos os funcionários sempre nos deram muito apoio, em especial os professores que reforçaram a ideia que poderíamos ir mais além nos nossos estudos”, disse David, que tem intenção em pesquisar sobre física da matéria condensada. José Romão concorda: “uma grande parte se deve ao nosso esforço, mas essa conquista não seria possível sem o apoio e incentivo do Instituto”, disse o acadêmico, que pretende pesquisar na área de produção e caracterização de novos materiais ou física estatística.

Assim como José Romão, Juliana foi também bolsista do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) ao longo do curso, escrevendo artigos, participando de eventos e atuando em salas de aula do Campus e de escolas estaduais. “O Pibid foi um importante motivador a continuar na Licenciatura e a se dedicar às disciplinas do curso”, diz Juliana, que também agradeceu ao Instituto por possibilitar diversas experiências durante o curso e aos professores pela motivação.

O professor Alisson Marques de Miranda destaca o casamento perfeito entre a dedicação, seriedade e disciplina desses alunos com a boa estruturação do curso, que possui um corpo docente muito bem preparado e uma grade curricular ampla que contempla as mais diversas áreas da física. “Essa conquista mostra que nossos alunos estão saindo bem preparados e prontos para competir com alunos de qualquer outra instituição do Brasil”, destaca Alisson.