Portal IFNMG - Professor defende tese de doutorado desenvolvida no Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professor defende tese de doutorado desenvolvida no Campus Salinas

Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2012, 15h38 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2012, 15h38

Na sexta-feira, dia 14 de dezembro, o professor Gabriel Domingos Carvalho, atual Diretor de Pesquisa do Campus Salinas, defendeu a sua tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, do Departamento de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa/MG.

Defesa gabriel

Professor Gabriel durante sua apresentação.

A tese apresentada com o título “Efeito da ingestão de água-de-coco e água magnetizada na reparação de feridas experimentais em coelhos” foi resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor juntamente com pesquisadores na UFV. O experimento foi realizado nas instalações do Setor de Cunicultura da Unidade Educativa de Produção de Zootecnia I (UEP ZOO I) do IFNMG - Campus Salinas. O projeto contou com a colaboração da zootecnista Noelba de Oliveira e do acadêmico de Medicina Veterinária e servidor do Campus Salinas, Jânio dos Santos.

No ano de 2011, o projeto contou com a participação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC-JR). Foram orientados pelo professor Gabriel as acadêmicas do curso de Ciências Biológicas, Bruna Mendes de Oliveira e Osmara Cristina Melo, e os estudantes do curso Técnico em Agropecuária, Gilmar Breno Oliveira Guimarães e Jadston Crisóstomo e Guedes.

defesa gabriel - Bolsistas

Alunos bolsistas orientados pelo professor Gabriel.

Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a ingestão de água magnetizada e de água-de-coco influenciou no processo reparação tecidual, sendo que os animais tratados apresentaram um menor tempo de cicatrização de suas feridas. Este trabalho, por ser pioneiro no assunto, foi muito elogiado e abriu novas perspectivas de pesquisa e inovação acerca deste processo terapêutico.

Parabéns ao professor Gabriel!

Fim do conteúdo da página