Portal IFNMG - Professor defende tese de doutorado desenvolvida no Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.

Professor defende tese de doutorado desenvolvida no Campus Salinas

Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2012, 15h38 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2012, 15h38

Na sexta-feira, dia 14 de dezembro, o professor Gabriel Domingos Carvalho, atual Diretor de Pesquisa do Campus Salinas, defendeu a sua tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, do Departamento de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa/MG.

Defesa gabriel

Professor Gabriel durante sua apresentação.

A tese apresentada com o título “Efeito da ingestão de água-de-coco e água magnetizada na reparação de feridas experimentais em coelhos” foi resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor juntamente com pesquisadores na UFV. O experimento foi realizado nas instalações do Setor de Cunicultura da Unidade Educativa de Produção de Zootecnia I (UEP ZOO I) do IFNMG - Campus Salinas. O projeto contou com a colaboração da zootecnista Noelba de Oliveira e do acadêmico de Medicina Veterinária e servidor do Campus Salinas, Jânio dos Santos.

No ano de 2011, o projeto contou com a participação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC-JR). Foram orientados pelo professor Gabriel as acadêmicas do curso de Ciências Biológicas, Bruna Mendes de Oliveira e Osmara Cristina Melo, e os estudantes do curso Técnico em Agropecuária, Gilmar Breno Oliveira Guimarães e Jadston Crisóstomo e Guedes.

defesa gabriel - Bolsistas

Alunos bolsistas orientados pelo professor Gabriel.

Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a ingestão de água magnetizada e de água-de-coco influenciou no processo reparação tecidual, sendo que os animais tratados apresentaram um menor tempo de cicatrização de suas feridas. Este trabalho, por ser pioneiro no assunto, foi muito elogiado e abriu novas perspectivas de pesquisa e inovação acerca deste processo terapêutico.

Parabéns ao professor Gabriel!