Portal IFNMG - Professor do IFNMG - Campus Salinas participa dos resgates em Nova Friburgo Ir direto para menu de acessibilidade.

Professor do IFNMG - Campus Salinas participa dos resgates em Nova Friburgo

Publicado: Quinta, 27 de Janeiro de 2011, 18h10 | Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2011, 18h12

O Professor Gabriel Domingos Carvalho, do IFNMG - Campus Salinas, junto com uma equipe formada pelas Médicas Veterinárias Carla Sassi e Cristina Miranda, do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica, o Médico Veterinário Elias Emerick Júnior, de Nova Friburgo, e o acadêmico de Medicina Veterinária Arthur Nascimento, da Universidade de Viçosa, coordenaram as equipes de resgate dos animais abandonados e desabrigados pela tragédia que ocorreu no início do mês de janeiro em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

A equipe viajou com recursos próprios e algumas doações e contava com um carro de passeio e um caminhão baú, no qual foi levado material cirúrgico, medicamento, ração para cães, gatos, aves e cavalo. O grupo levou também água, mantimentos e roupas para serem distribuídos à população.

A equipe passou uma semana na cidade atingida, chegando ao local no dia 16 de janeiro, quatro dias depois da catástrofe que destruiu grande parte da cidade.

Ao iniciar os trabalhos de resgate, o grupo se defrontou com o caos e a destruição da cidade. O professor Gabriel relatou a situação encontrada por eles quando chegaram: “Alguns bairros foram totalmente destruídos e vários animais se encontravam desabrigados, assim como as famílias que perderam as suas casas. Outra situação era a dos animais abandonados, pois todos os membros da família haviam morrido soterrados pelos deslizamentos. Alguns desses animais estavam sendo tratados por vizinhos ou familiares dos mortos”. Gabriel ainda afirmou que vários animais foram abandonados, deixados entre os escombros ou isolados, amarrados em lajes, terraços ou quintais.

Os animais resgatados foram levados para o abrigo improvisado pela Coordenadoria de Bem Estar Animal da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

Segundo Gabriel, foram resgatados mais de 50 cães e 20 gatos, além de um coelho, uma chinchila, um ramster chinês e uma coruja buraqueira. “Além desses animais, porcos, galinhas, patos, equinos, bovinos e caprinos também foram examinados clinicamente, medicados, vermifugados e alimentados”, completou o professor.

Os animais que necessitavam de procedimento cirúrgico eram encaminhados para a equipe de cirurgiões e anestesistas da Universidade Estadual do Norte Fluminense, que estavam atendendo no hospital veterinário improvisado no abrigo.

O resgate dos animais contou ainda com a participação de médicos veterinários de Nova Friburgo, voluntários, veículos da Marinha do Brasil, Bombeiros, Polícia Florestal e do Instituto Estadual do Ambiente, do Rio de Janeiro.

Clique aqui para ver o vídeo feito pelo professor Gabriel.