Portal IFNMG - PROJETO: “Africanidades: remexendo as raízes, resgatando as memórias...” Ir direto para menu de acessibilidade.

PROJETO: “Africanidades: remexendo as raízes, resgatando as memórias...”

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2011, 16h35 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2011, 16h35

Campus Salinas trabalha a diversidade e o combate ao racismo dentro da Instituição.

Desde 2008 o Projeto Africanidades: remexendo as raízes, resgatando as memórias...”,idealizado pelas professoras Valesca e Patrícia Brito, vem ganhando espaço no campus Salinas do IFNMG. No início, apenas os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio participavam das atividades, mas neste ano foram desenvolvidas discussões em todos os níveis de ensino. O intuito do projeto é atender à Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, e refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

A comissão designada pela portaria n°313/11da qual fazem parte as pedagogas Paula Francisca e Lidiane e as professoras Edneia, Patrícia Brito, Helane Patrícia, Elaine, Santina, Marília, Nádia e Romana, programou várias atividades para serem desenvolvidas em muitas disciplinas. Foram estudadas questões relacionadas à História e cultura da África, à Literatura africana de expressão em língua portuguesa, além de exibição e debate sobre filmes: “Vista minha pele” (2003) e “Quanto vale ou é por quilo” (Sérgio Bianchi, 2005), entre outras.

No Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, aconteceu a abertura do projeto com a apresentação de diversas atividades culturais, entre as quais: recitação de poesia, encenação da peça teatral “Resistência Negra”, exibição de vídeos produzidos pelos alunos e show musical com a Banda Skyline, integrada por alunos do IFNMG/Campus Salinas.

A culminância do projeto está prevista para o dia 23 de dezembro, com mais atividades culturais e confraternização entre alunos e professores. É importante ressaltar que as discussões acerca desse tema não se encerram, objetiva-se que as reflexões acerca do povo e da cultura africana se tornem uma prática constante em nosso campus.