Portal IFNMG - Alunos do Curso de Licenciatura em Biologia do IFNMG - Campus Salinas desenvolvem projeto em escola estadual da cidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso de Licenciatura em Biologia do IFNMG - Campus Salinas desenvolvem projeto em escola estadual da cidade

Publicado: Segunda, 14 de Novembro de 2011, 13h33 | Última atualização em Segunda, 14 de Novembro de 2011, 13h36

 

Alunos do 2º e 4º períodos de Licenciatura em Biologia estão desenvolvendo um projeto de auxílio à aprendizagem em parceria com a Escola Estadual José Miranda da cidade de Salinas. O projeto busca a melhoria da prática docente e desenvolver novas metodologias de ensino – aprendizagem.

 

O grupo composto pelos alunos Cirilo Henrique de Oliveira, Bruna Oliveira, Valdinara dos Santos, Leda Naiara, Robson Dias, Ivani Barbosa, Joseli Cristina, Andréia Ramos cumprem carga horária de 20 horas semanais sendo 10h dentro da escola e 10h fazendo preparação de material e atividades que serão aplicadas. 

 

Grupo formado por alunos de Licenciatura e profissionais da E. E. José Miranda na I Mostra Patrimoni


O aluno Cirilo Oliveira do 2º período, explica como se iniciou os trabalhos desse grupo na escola. “Primeiro aplicamos um questionário sócio – econômico pra gente conhecer a realidade da escola e estivemos observando algumas aulas”, disse Cirilo.


O primeiro trabalho do grupo foi auxiliar a Diretoria e os professores da instituição na organização da I Mostra Patrimonial, evento realizado na escola no último dia 10.


Segundo Ruth Simões, Diretora da escola, o trabalho que está sendo desenvolvido pelos alunos de Licenciatura está trazendo benefícios para a instituição. “O trabalho da equipe daqui esta sendo excelente, dando um apoio muito grande pra gente. Nesse projeto da Mostra [I Mostra Patrimonial] teve um envolvimento muito grande deles. A gente espera que continue da forma como está sendo porque pra nós esta maravilhoso. Temos 378 alunos e esses meninos estão na sala, ajudando desde a 1 a 4ª e de 5ª a 8ª série”, elogiou a diretora. 


Os alunos Bruna Oliveira e Cirilo Oliveira com a Diretora Ruth Simões


O professor Fernando Barreto, coordenador do grupo, já aponta a próxima etapa a ser desenvolvida. “Agora eles estarão como ouvintes nas aulas e paralelamente estarão desenvolvendo um projeto de alfabetização, que é um dos maiores problemas que a escola enfrenta”, expõe o coordenador. 


Alunos da escola durante a I Mostra Patrimonial


O projeto “Licenciatura em Ação” tem duração de dois anos com possibilidade de prorrogação por mais dois e faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/MEC/CAPES que está sendo desenvolvido e aplicado em algumas escolas estaduais da cidade de Salinas por alunos dos cursos de Licenciatura do IFNMG – Campus Salinas.





Fim do conteúdo da página