Portal IFNMG - Sistema de Interação Lavoura, Pecuária e Floresta será instalado no IFNMG - Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Sistema de Interação Lavoura, Pecuária e Floresta será instalado no IFNMG - Campus Salinas

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2011, 15h13 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2011, 15h13

 

O professor Rogério Mendes Murta e o engenheiro florestal Vinícius Orlandi B. Lima participaram, nos dias 3 e 4 deste mês, de reuniões com pesquisadores da Embrapa e Epamig para planejamento de uma unidade experimental e demonstrativa do sistema de integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF) a ser instalada no Campus Salinas. 


Sistema ILPF na Epamig de Sete Lagoas-MG


Os representantes do Campus Salinas foram recebidos pelo pesquisador Alexandre M. Brighenti dos Santos na Embrapa Gado de Leite, na cidade de Coronel Pacheco-MG, onde conheceram sistemas silvipastoris implantados em áreas montanhosas.


 Sistema Silvipastoril em área montanhosa na Embrapa Gado de Leite


Em reunião realizada em Sete Lagoas/MG com os pesquisadores Miguel M. Gontijo Neto, Marco Aurélio Noce e Fredson Ferreira Chaves da Embrapa Milho e Sorgo, e com a pesquisadora da Epamig, Maria Celuta M. Viana, foram definidos os prováveis delineamentos experimentais e arranjos esquemáticos do ILPF a ser instalado. As sugestões foram baseadas nos resultados de pesquisas recentes, com objetivo de obter um avanço científico na adoção dos sistemas ILPF e visando elevar a produtividade com dinamismo econômico.


Pesquisadores na Unidade Demonstrativa da Epamig em Sete Lagoas


A implantação do ILPF no Campus Salinas é resultado do convênio do IFNMG com a EMBRAPA e do termo de cooperação técnico-científico com a SEAPA-MG, além do apoio de parceiros da iniciativa privada. Esta unidade, além de atender os anseios de pesquisa e extensão da instituição, ainda irá contribuir para práticas de ensino dos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Florestas, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.

 

Confira as fotos da visita.

 

Com colaboração do Engenheiro Florestal Vinicius Orlandi B. Lima

Fim do conteúdo da página