Portal IFNMG - Projeto de alunos do curso Técnico em Agropecuária será apresentado no XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2011, 09h14

O projeto "Maquete Hidrológica", desenvolvido por alunos do segundo ano do curso Técnico em Agropecuária do IFNMG - Campus Salinas será apresentado como artigo científico no XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos que ocorrerá entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro deste ano em Maceió/AL.

O trabalho original, que teve a orientação do professor Ronaldo Medeiros dos Santos, foi apresentado na II Feira Científico - Cultural do IFNMG - Campus Salinas de 2010, e compreendeu a construção de uma maquete para a representação de uma bacia hidrográfica. O objetivo era construir um instrumento didático - pedagógico de apoio ao ensino e aprendizado de hidrologia, recursos hídricos e educação ambiental.

Os participantes do projeto e co-autores do trabalho foram os alunos Daiane Campos Jardim, Felipe Soares de Souza, Frederico Rodrigues, Lamarta Machado Meireles, Nayane de Assis Neres, Raul Rocha Ferreira, Rhemerson Bandeira de Oliveira, Rideick Bandeira de Oliveira e Valeriano Lopes Cunha, todos da turma L do ano de 2010.

O trabalho foi aprovado para apresentação por meio de exposição de pôster e para a publicação integral nos anais do evento.

Reitero a importância dessa participação, destacando três aspectos que julgo relevantes: a iniciação dos alunos no processo de produção literária científica por meio de sua participação como co-autores no trabalho, incentivando-os e encorajando-os à prática da pesquisa científica; a oportunidade de divulgação do nome do IFNMG – Campus Salinas contribuindo para o seu reconhecimento enquanto instituição produtora de ciência; e o contato dos participantes, professores e alunos, com as mais novas idéias e tendências no campo da hidrologia e dos recursos hídricos, tornando-os difusores de novos conhecimentos ao retornarem às suas atividades no campus”, destacou o professor.

O pôster será apresentado pelo professor Ronaldo, que também teve o artigo “Análise de Aplicabilidade do Modelo WESTPA à Simulação Hidrológica em Regiões de Cerrado: estudo de caso para uma pequena bacia no Distrito Federal” aprovado para apresentação via exposição oral e para publicação nos anais.

Conheça o trabalho produzido pelos alunos.

Conheça o artigo do professor Ronaldo Medeiros.

Saiba mais sobre o evento, acesse http://www.acquacon.com.br/xixsbrh/