Portal IFNMG - 2011 é o ano mundial da Medicina Veterinária Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

2011 é o ano mundial da Medicina Veterinária

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2011, 13h33 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2011, 13h55

 

 

O “VET 2011” celebra os 250 anos da profissão do Médico Veterinário, sendo seu marco inicial em 1761 na cidade de Lyon na França, e é comemorado por vários países do mundo.

 

 


O lema do ano mundial da Medicina Veterinária é “Vet for health, Vet for food and Vet for the Planet” (Veterinário para a saúde, Veterinário para o alimento e Veterinário para o Planeta, em tradução livre) sendo esse seu eixo de discussões e tem o objetivo de mobilizar a classe ao redor do mundo. Os eventos são administrados pela Organização Mundial de Saúde Animal que constituiu um comitê executivo, sendo o Brasil representado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária(CFMV).


Este ano esses profissionais do Brasil conseguiram uma grande conquista: sua inclusão nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – Nasf.


A portaria que autoriza a inclusão do Médico Veterinário no Nasf foi publicada no dia 24 de outubro, no Diário Oficial da União, e permite que os municípios incluam esse profissional em seus quadros de atuação na área da saúde familiar.



O Médico Veterinário pode então atuar em ações preventivas que beneficiam a saúde da população, em controle das zoonoses e garantindo a sanidade dos produtos de origem animal dentre outros.
 


Mais informações sobre a comemoração acesse:
www.vet2011.org
http://www.cfmv.org.br

Com colaboração do Prof. Gabriel Carvalho.

Fim do conteúdo da página