Portal IFNMG - Campus Porteirinha prepara II Seminário de Educação Inclusiva; inscrições abertas Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias 2019

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 10h39 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 08h59

II Seminário Educação Inclusvia PorteirinhaO IFNMG-Campus Porteirinha realizará, nos dias 29 e 30/11/19, o II Seminário de Educação Inclusiva. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento. O Seminário é destinado a professores regentes de turma e de aula, professores de apoio e de sala de recursos multifuncionais que atuam no atendimento educacional especializado, alunos do IFNMG, estudantes de licenciaturas, familiares de pessoas com necessidades específicas e demais interessados no tema da educação inclusiva.

A programação inicia com capacitação direcionada a professores do Campus Porteirinha para ações de atendimento de alunos com necessidades específicas, como preenchimento do PIA (Plano Individual de Atendimento), adaptação e adequação curricular e dilação de prazo. Também estão previstos minicursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) básica e sobre como contribuir com a inclusão de colegas com necessidades específicas; e palestras intituladas “Percurso exitoso no processo escolar de uma cega” e “Meu filho é autista: desafios e conquistas”. As oficinas a serem ofertadas serão sobre audiodescrição, Libras básico, construção de material adaptado para estudantes com autismo e deficiência intelectual, tecnologias e metodologias ativas na educação.

Os participantes também poderão inscrever-se para a Mostra de Materiais Adaptados e para visitar a Casa Sensorial, que simula a experiência cotidiana de uma pessoa com deficiência visual em uma casa toda projetada no escuro.

“A inclusão, apesar de ser um tema bastante discutido, ainda não foi totalmente assimilado pela sociedade, tendo em vista ainda existirem casos de exclusão, seja em termos de acessibilidade quanto de preconceito”, avalia a tradutora intérprete de Libras e responsável pelo Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do IFNMG- Campus Porteirinha, Enivan Keles Farias Santos. Segundo ela, o Seminário será uma oportunidade de proporcionar momentos de reflexão e aprendizagem junto à comunidade interna e externa, fazendo com que os direitos e a capacidade das pessoas com deficiência sejam compreendidos, facilitando o trabalho desenvolvido junto a elas.

Inclusão no IFNMG

“A escola é um dos espaços onde inevitavelmente deve ocorrer a inclusão, pois a educação de qualidade é um direito de todos os cidadãos”, afirma Enivan. A servidora lembra que o IFNMG cumpre a legislação ao reservar vagas para ingresso de deficientes nos cursos ofertados e busca atendê-los da melhor forma possível, apesar das inúmeras dificuldades.

Atualmente, entre as atividades do NAI do Campus Porteirinha, estão o trabalho de atendimento a um aluno surdo, um com deficiência motora e intelectual, um com deficiência auditiva e um com déficit intelectual com refração da fala e da leitura.

Faça sua inscrição no site do II Seminário de Educação Inclusiva do IFNMG-Campus Porteirinha.