Portal IFNMG - Professor do campus Pirapora defende Tese de Doutorado intitulada “Letramento Digital na Perspectiva Emancipatória e Cidadã: Cartografias e Rastros na Constituição de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais” Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 23h06 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 23h51

Professor do IFNMG- Campus Pirapora/MG, Marcelo de Miranda Lacerda, defendeu no dia 30 de julho de 2019 a Tese de Doutorado intitulada “Letramento Digital na Perspectiva Emancipatória e Cidadã: Cartografias e Rastros na Constituição de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais” no PPG em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, no Rio Grande do Sul.

defesa4

A pesquisa desenvolvida pelo professor aborda um dos temas mais emergente da atualidade: Games e Gamificação na Educação, observando os multi letramentos oriundos de práticas sociais gamificadas na Educação Básica. A presente Tese transita entre as áreas da Educação, Linguística, Comunicação e Sociologia. O professor esteve imerso na pesquisa durante quatro anos, onde integrou o GPe-dU/Unisinos (Grupo de Pesquisa em Educação Digital- Unisinos) sob a coordenação da professora e também orientadora Dra. Eliane Schlemmer. Os resultados parciais da pesquisa foram publicados em periódicos (A2 na educação) e eventos nacionais e internacionais de Educação e de Linguística.
A banca de defesa foi composta pelos professores Dr. Telmo Adams (Unisisnos); Dra. Dorotea Kersch (Unisinos); Dr. Paulo Roberto Boa Sorte (UFSE) e Dr. José António Moreira (UAB- Portugal), na qual foi ressaltada a relevância do tema pesquisado para a Educação Básica e dos resultados obtidos junto a uma escola pública do Estado do RS.

defesa1