Portal IFNMG - Alunos realizam plantio de árvores no Campus Pirapora Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Alunos realizam plantio de árvores no Campus Pirapora

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 15h58 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 16h39

foto20

No dia 9 de dezembro, alunos do campus Pirapora realizaram o plantio de 30 mudas de árvores de diversas espécies dentro da instituição. Este trabalho ocorreu dentro das atividades programadas para a V Semana de Ciência e Tecnologia. Veja abaixo as fotos e depoimentos do professor de Filosofia Walkyr Gomes Marra e da aluna de Edificações Beatriz Ramos que participaram do evento. 

"O dia 09 de dezembro de 2015 está marcado para o Campus Pirapora. Não pelo fato de serem plantadas mais de 30 mudas de árvores no campus, mas pelo fato da comunidade discente se envolver no processo e buscar, através de várias formas, contribuir para a melhoria do Campus. Os servidores já haviam plantado árvores no campus. Porém, foi a primeira vez que o corpo discente o fez. Tudo isso no bojo da V Semana de Ciência e Tecnologia do campus Pirapora. O plantio de árvores foi um trabalho coletivo de vários servidores em colaboração com o corpo discente. Não existe maior protagonismo do que a junção de esforços em prol de um bem coletivo maior. Parabéns ao Campus Pirapora e o meu muito obrigado aos que ajudaram na consolidação desse objetivo. O primeiro passo foi dado, mas agora não podemos nos desmobilizar. Nós temos que continuar a cuidar das nossas árvores em nome de um futuro melhor. Fica aqui também o agradecimento ao palestrante, o Agrônomo, Prof. Carlos Henrique Batista que no período matutino nos esclareceu sobre questões teóricas de plantio e no período vespertino juntamente com os estagiários Ernesto Lopes, Juscelina Neta e Rafael Souza (todos oriundos do campus de Januária) nos auxiliaram no plantio e assessoramento técnico das mudas. Obrigado a todos!" (Walkyr Gomes Marra Docente de Filosofia do Campus Pirapora)

Foto3

Foto2

Foto1

Foto5

Foto7

"O ser humano tem uma característica peculiar em relação a outros seres vivos: fazemos questão de deixar a nossa marca no mundo. É quase uma fixação que assola nosso espírito, principalmente quando jovens. As melhores formas de deixar esse sinal de que passamos por aqui são aquelas que são passadas geração a geração, tendo um significado de utilidade e beleza.
Observando o nosso entorno, identificamos um jeito de melhorar nossa qualidade de vida e ainda nos eternizar ao longo do tempo: nós, alunos, deixamos a nossa marca plantando no IFNMG- Campus Pirapora mudas de árvore. Foram plantados diversos tipos de mudas, cada uma com seu tempo específico de crescimento. Umas crescerão rapidamente, já podendo desfrutar de sua sombra daqui a um ou dois anos. Outras demorarão mais tempo para crescer e se desenvolver. Mas não há problema: é assim que as maiores, e quase eternas, obras são construídas.
Aprendemos ainda sobre a relatividade das coisas: ao retirar a muda do saquinho que a envolvia e a colocar na terra, percebemos que uma coisa só é grande quando já não cabe mais em nossas mãos. Mesmo que a idealização e realização desse trabalho já nos pareça algo grande, isso só se comprovará quando, então, todos os alunos que participaram do plantio tenham se formado, anos tenham se passado e estas árvores lá permaneçam, fornecendo sua sombra." (Beatriz Ramos Duarte Baeta Neves, 2º Ano- Edificações, Integrado)

Foto8

Foto9

foto10

foto11

foto12

foto13

foto14

foto15

foto16

foto18                                   

foto19

 

Fim do conteúdo da página