Portal IFNMG - Conheça os pesquisadores do IFNMG pela plataforma Somos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Conheça os pesquisadores do IFNMG pela plataforma Somos

Publicado: Sexta, 08 de Agosto de 2014, 10h40 | Última atualização em Terça, 12 de Agosto de 2014, 08h00

Quais são as competências de cada professor dentro do IFNMG? Quais são as áreas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas na Instituição e por quem? Quem se especializou em determinado tema ou área do conhecimento? Agora, essas e muitas outras perguntas podem ser respondidas com a ajuda da plataforma Somos IFNMG.

Desenvolvido para facilitar o mapeamento das competências com o objetivo de incrementar a interação em áreas de pesquisa científica e tecnológica com instituições públicas e privadas, o Somos está disponível para toda a comunidade interna e externa (científica ou não), por meio do endereço eletrônico http://somos.ifnmg.edu.br.

Dentre os indicadores apresentados estão: número de professores, produção bibliográfica (artigos publicados e/ou aceitos, trabalhos em eventos, livros, capítulos) e orientações concluídas pelo corpo docente.

Com a ferramenta, a aposta é fortalecer e facilitar o desenvolvimento da pesquisa científica no IFNMG, a interação entre grupos de pesquisa e, por fim, contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Pela plataforma, também é possível acessar informações sobre unidades, departamentos, ativos de propriedade intelectual, infraestrutura instalada nos laboratórios, dentre outras.

Como funciona

Acessível via internet, o Somos disponibiliza as competências do IFNMG e de seus profissionais de forma simples e organizada, de acordo com o interesse do usuário. A plataforma responde, em tempo real, à digitação no campo de busca. Não é preciso utilizar a tecla “Enter” ou apertar qualquer outro botão para iniciar uma busca, basta digitar o que se deseja. É possível encontrar resultados associados a uma letra ou, até mesmo, a termos técnicos mais elaborados.   

As informações do Somos são extraídas da Plataforma Lattes, com autorização do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fim do conteúdo da página