Portal IFNMG - Alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integrado do IFNMG-Campus Pirapora visitam a Mostra de Profissões da UFOP Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2013, 21h25 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2013, 21h25

Os alunos do 3º ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio do IFNMG-Campus Pirapora realizaram visita à VII Mostra de Profissões da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP com o objetivo de contribuir na escolha consciente e embasada do curso superior.

A atividade faz parte de um projeto de orientação e escolha profissional desenvolvido pela Psicologa Sônia Regina Serra da Silva e pela Assistente Social Jacqueline Alves de Jesus através do Núcleo Psicopedagógico e Social do Campus e integra a Política de Assistência Estudantil do IFNMG.
As profissionais ressaltam que “a escolha de uma área profissional para atuação é mais uma dentre tantas outras que o ser humano faz na vida. Neste sentindo, como nas outras escolha, ao se pensar em uma profissão, somos influenciados por diversos fatores, não apenas psicológicos ou comportamentais, mas também sociais ou culturais, daí a importância de se ter acesso a informação”

A participação VII Mostra de Profissões UFOP proporcionou aos alunos palestras, salas interativas, apresentações culturais, visitas monitoradas a stands e laboratórios possibilitando a vivência do ambiente universitário de diversos cursos.

A aluna Ingrid Letícia Luzia dos Santos relata: “foi uma experiência bastante construtiva. Possibilitou-me sanar um emaranhado de dúvidas que eu tinha sobre minha futura profissão, bem como pude conhecer outras áreas de atuação e seus respectivos funcionamentos. Creio que a mostra agradou a todos,pois a escolha profissional é algo complicado para nós jovens”.
Nathália Helena S. Cardoso, também aluna do IFNMG fez o seguinte relato: “A visita técnica a Mostra de Profissões da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP foi, sem dúvidas, uma experiência inesquecível. Além de conhecer uma das mais belas cidades históricas, entramos em contato com um ambiente repleto de jovens estudantes e pudemos vivenciar o dia a dia de um universitário. Essa experiência também nos ajudou a refletir a respeito de nossa escolha profissional, esclarecer dúvidas e conhecer novos cursos de graduação.Outro aspecto importante foi a interação com os colegas de classe. Os momentos engraçados que vivemos ficarão na memória e, com certeza, deixarão saudades.”
As falas demostram que a visita foi importante na escolha profissional, bem como a preocupação do IFNMG- Campus Pirapora em oferecer as seus discentes educação de qualidade, formação integral e estimular o pensamento critico.

Informações/Texto: Jacqueline Alves