Portal IFNMG - Uma festa para entrar na história do Instituto Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Uma festa para entrar na história do Instituto

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2013, 07h50 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2013, 07h50

O ginásio ficou lotado de alunos-atletas

Uma celebração de cores, música e muita vibração. Foi assim a abertura oficial do Jogos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG), na noite de ontem, dia 23, no Campus Januária. O Ginásio Poliesportivo ficou lotado com as delegações dos sete campi e demais convidados.


Juntas, as delegações somam 450 alunos, que vieram a Januária para disputar os jogos nas modalidades basquete masculino, futebol de campo masculino, futsal masculino e feminino, voleibol masculino e feminino, handebol masculino e feminino, atletismo, natação, tênis de mesa e xadrez. Os atletas foram muito aplaudidos durante a entrada no ginásio, em um momento de muita emoção. Com a entrada da delegação anfitriã, do Campus Januária, a torcida fez um barulho ensurdecedor, dando mais uma mostra clara do envolvimento da Unidade com a realização do evento e o orgulho de fazer parte dessa história.

A cerimônia, presidida pelo reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, contou com a presença de pró-reitores, diretores-gerais de todos os campi, docentes e servidores técnico-administrativos do campus-sede e também dos demais, que acompanham os alunos-atletas.

Mesa de honra da solenidade de abertura do JIFENMG

"O JIFENMG representa um novo marco na história desta jovem instituição", afirmou o reitor em seu discurso, lembrando que há cerca de dois anos o IFNMG se articula para realizar os jogos pela primeira vez. "Essa cultura dos jogos tem que continuar, ela é extremamente importante na vida acadêmica e para reforçar a ideia de pertencimento a uma única instituição", enfatizou o pró-reitor de Extensão, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo.

Espírito de unidade e de confraternização que, na opinião do diretor-geral do Campus Januária, Cláudio Roberto Ferreira Mont´Alvão, deve ser maior do que a competitividade entre os campi. "Não está em jogo aqui a ânsia da vitória, mas o desejo de participar. Não se esqueçam de colocar  sempre à frente a alegria de estar aqui representando seus campi", conclamou.

Lucas Quaresma conduziu o fogo olímpico e acendeu a pira

Fogo olímpico

Além da entrada das delegações e bandeiras, de todos os campi do IFNMG e cidades representadas, a solenidade contou com outros momentos emocionantes, como a entrada da tocha com o fogo olímpico, conduzida pelo aluno-atleta Lucas Pereira Quaresma.
A cerimônia teve, ainda, a homenagem ao ex-professor de Educação Física Francisco Sena Barroso, que se aposentou neste ano, após mais de 30 anos de serviços prestados ao Campus Januária.

Para fechar a festa de abertura oficial do JIFENMG, um show da banda Mr. Jones agitou ainda mais o Campus.

Delegações dos sete campi participaram da cerimônia de abertura

Organização

Todos os discursos da noite fizeram referência, também, ao árduo trabalho dos 120 servidores e 80 alunos do Campus Januária que se envolveram na organização do evento, sob a coordenação do professor de Educação Física Wilney Fernando Silva.

As contribuições, de cada um vieram de formas diversas. Vestido solenemente para a ocasião, Emanuel Ernandes Fernandes da Costa, aluno do curso técnico em Informática, participou do cerimonial de abertura dos jogos como porta-bandeira. Orgulho para o aluno e também para sua mãe que, em algum lugar do ginásio, estava preparada para registrar o filho em fotos.

A organização do evento foi reconhecida também pelos alunos-atletas visitantes, como Ewelyn de Matos Rodrigues, do Campus Araçuaí, que acabava de chegar a Januária, depois de cerca de horas de viagem, para disputar os jogos em três modalidades - vôlei, futsal e handebol.

Arthur Amaral Medina, do Campus Almenara, também reconheceu como positiva a organização do JIFENMG. O atleta, da equipe de handebal, viajou ainda mais, cerca de 14 horas, para defender sua unidade. Bastante preparado - ele treina com a equipe da escola desde 2011, quando ingressou no IFNMG -, Arthur se preparava para a estrear hoje, dia 24, contra a equipe de Januária.

Os jogos, que começaram na manhã de ontem, continuam até a próxima sexta-feira, dia 27. Todas as competições do JIFENMG serão abertas à comunidade, que está convidada a prestigiar o evento. Acompanhe a tabela e os resultados dos jogos, além de outras notícias sobre o evento, na página eletrônica http://jifenmg.ifnmg.edu.br.

A atleta Daniely Vanessa Viana de Souza fez o juramento

 
 
Fim do conteúdo da página